abxz Caminho das Pedras – Apresentação

 

abxz Caminho das Pedras – Fomento à Leitura e à Criação Literária

O Projeto de inclusão literária abxz Caminho das Pedras: Fomento à Leitura e à Criação Literária, proposto pela Editora Via Litterarum, objetiva o incentivo à leitura e à criação literária, especialmente dos autores inéditos, mas não necessariamente concernentes à condição humana, às vivências e às experiências expressas pela palavra escrita em seus variados gêneros literários.

Este projeto consiste na edição de coletâneas de trabalhos, organizados por gênero literário, por recortes geográficos ou temáticos, de acordo com um calendário acordado com os integrantes de cada um dos núcleos literários.

O mesmo não faz discriminação, tendo como foco unicamente a expressão humana através da palavra escrita de uma perspectiva exclusivamente literária. Nesse sentido, não poderá ser abrigo e espaço para a intolerância, para o ódio, para a discriminação de quaisquer naturezas, não poderá ser espaço para política partidária, doutrinamento religioso, disseminação de preconceitos de nenhuma outra natureza, tendo em mente a tênue linha que separa a expressão da liberdade literária de formas de agressão e de intolerância. O ponto de convergência do projeto é a literatura enquanto expressão humana através da palavra. Nesse sentido, será a celebração da palavra criada e expressada artisticamente, literariamente.

As coletâneas publicadas serão ancoradas pelo selo editorial abxz e cada núcleo dará nome à coletânea em função de suas especificidades.

Por meio deste projeto, os colaboradores mais experientes, autores ou professores poderão direcionar mensagens também aos não classificados como estímulo para que continuem sua jornada, lendo e escrevendo, elevando o padrão de conhecimento técnico da área, uma elevação do senso comum concernente ao mundo da literatura.

Como forma de valorizar a experiência e preservar a memória, será reservado a cada coordenador um momento para que exponham um breve relato sobre o processo de formação e funcionamento do núcleo.

Por último, mas de singular importância, este projeto busca ancorar-se na participação livre e voluntária, sem caráter mercantil.