abxz Caminho das Pedras – Ações e Estratégias
Dentre as ações do projeto estão:
a) Agregação e articulação de autores com vistas à formação de núcleos literários;
b) Edição de coletânea contendo a criação de cada um dos núcleos;
c) Sessão pública de lançamento da obra contendo a criação literária no núcleo geográfico, cultural ou profissional.
O projeto será realizado em conjunto com entidades regionais que promovem a vida cultural e literária, como academias e clubes de poetas, mas sua coordenação deve se dispor voluntariamente a criar e fomentar um núcleo de criação literária. A coordenação de cada núcleo terá liberdade de organização e interação com os autores integrantes.
Cada um dos núcleos celebrará um acordo de realização com a editora e com eventuais entidades parceiras.
Caberá à coordenação de cada núcleo a seleção, a avaliação e a revisão dos trabalhos a serem incorporados em cada coletânea. Caberá também à coordenação de cada núcleo, juntamente com a entidade parceira – caso haja, a organização da sessão de lançamento da obra, reunindo os autores da mesma, definindo ambiente, data e programação, quer seja presencial, quando possível, ou virtual.
Caberá à editora a editoração e impressão da obra contendo a coletânea de trabalhos selecionados, lançada pelo selo abxz. Esse selo, de alguma forma, remete e reaviva dois projetos da editora já encerrados, o Concurso literário Bahia de Todas as Letras e o Jornal literário abxz Caminho das Letras.
Cada autor classificado receberá o equivalente a 5 (cinco) exemplares a título de Direito Autoral, sem custos, podendo adquirir exemplares adicionais, caso haja interesse; a coordenação também receberá 10 (dez) exemplares para distribuição.
Por fim, o projeto poderá ser renovado compulsoriamente após avaliação, mas deverá necessariamente mudar de gênero literário a cada edição.