abxz Caminho das Pedras – Justificativa
O benefício da leitura ocupa muitas páginas de estudos em torno de sua importância. Contudo, entre nós, é ainda acentuada a ausência do leitor que lê por prazer, buscando conhecimento e/ou vivenciar emoções.
Muitas são as causas desse não ler, mas o grande problema reside no fato de que essa atividade não tem integrado a construção da cultura da maior parte das pessoas. Nesta perspectiva, parece necessário, portanto, encontrar formas para romper esse círculo vicioso e fomentar uma nova cultura, em que o ler faça parte, naturalmente, por uma sociedade exigente, informada, curiosa, cidadã, tendo na palavra escrita uma fonte privilegiada de informações e de conhecimentos, juntamente com outras fontes, como a audiovisual, por exemplo.
Por outro lado, seguramente, há muita criação literária esquecida em gavetas e arquivos. Há também muita inspiração registrada em cadernos e folhas soltas, bem como guardada na memória de poetas e artistas da palavra. Diante do exposto, acreditamos que a inclusão literária pode se constituir no apoio à qualidade de vida, no autoconhecimento e na inserção na vida social, sendo a leitura uma via privilegiada dessa inclusão.
Com esta iniciativa, parte dessa criação poderá ser revelada e seus criadores reconhecidos por sua arte. Com isso, a cultura da palavra será valorizada e cultivada e, quiçá, a leitura dessa arte poderá ser reconhecida com marcas do local.
Ao focar o poeta e escritor popular, ainda não incorporado ao mercado editorial propriamente dito, esperamos contribuir para dar mais voz e vez a quem cria e produz cultura através da palavra escrita, declamada e/ou narrada, e ao mesmo tempo valorizar a leitura e os leitores – não uma leitura de narrativas distantes, mas contextualizada.
O projeto estará aberto a iniciativas que, por outras vias, poderão alcançar os seus objetivos. Sendo assim, vamos abrir espaço para alternativas que possam ser promissoras, sendo essa a razão da nucleação não apenas geográfica, mas também cultural, profissional, entre outras possíveis.