A editora

A editora Via Litterarum surgiu em Itabuna, em 2004, visando contribuir para a expressão do talento literário de sua terra, de sua “aldeia”, parafraseando o poeta. O propósito é que não se percam manifestações literárias por falta de oportunidade. Nesse sentido, pretende ser expressão de sua região. Para isso, envidaremos esforços para que o talento possa se expressar, encontrar seu destino, e tenha o reconhecimento público.

Pretendemos, de alguma forma, oportunizar uma boa leitura para cada vez mais e melhores leitores. Uma leitura contextualizada, com as marcas indeléveis da terra a que faz parte, assim como seus autores. Todavia, ainda que essa região seja seu primeiro e principal referencial, não estarão fechadas as portas para outras.

Reconhecemos que os primeiros anos foram difíceis e que ainda está difícil. As tecnologias e as plataformas de disponibilização dos conteúdos continuam em processo de transformação, incessante, trazendo novas oportunidades e novos desafios. Somos aprendizes desse aprendizado. O projeto segue seu curso, lenta e gradualmente. Nessa ainda breve trajetória ouvimos palavras de alento e outras, de esmorecimento. Tivemos mãos amigas que nos auxiliaram, que nos ajudaram a nos manter firmes. O relevante é que estamos prosseguindo.

Acreditamos que através da literatura, de alguma forma, estamos contribuindo para firmar a identidade e a singularidade de nossa terra, de nossa gente, de nossa Bahia. Acreditamos que a identidade tem na cultura lugar privilegiado. Ler e escrever se inscrevem nesse processo. Temos a intuição de que alguma coisa estamos fazendo nessa direção. E temos consciência que o que fazemos se reveste de relevância. Seguramente, é pouco e se situa num âmbito restrito da vida, o fazer literário. Uma pequena semente, acreditamos, mas que encerra as promessas e potencialidades de uma semente.

Ao longo dessa ainda breve jornada, criamos e apoiamos várias iniciativas, como o prêmio literário Bahia de Todas as Letras, em seis edições, o jornal literário abxz Caminho das Letras e suas 12 edições entre outras. E buscaremos nos associar as vias que possam levar adiante o projeto.

Além do selo Via Litterarum, criamos novos selos, como Caminhos, específico para publicação na linha de reflexões e espiritualidade. O selo abxz deverá em momento oportuno ser implementado. Jus Litterarum, para publicação de livros na linha jurídica. Aos poucos, vamos caminhando e descobrindo as possibilidades.