Quem eram os homens que visitaram e presentearam Deus Menino? Por que se tornaram magos e reis? Indagações como estas o escritor Domingos Ailton responde nesta fascinante narrativa relacionada a um dos episódios mais relevantes da história da humanidade: o nascimento de Cristo.
Em tom poético, a novela Os magos do oriente descreve a influência dos astros do céu sobre acontecimentos no planeta Terra, além de mostrar a singularidade dos estudiosos da astrologia e astronomia em uma época que não havia distinção entre essas duas fontes de conhecimento.
Com referência a textos do Velho e do Novo Testamento da Bíblia e aos escritos apócrifos, o texto literário une fatos reais ao imaginário ficcional do autor, reportando-se não só a acontecimentos vinculados aos magos que fizeram parte da história da chegada do menino Jesus ao mundo, mas também à personagens encanadores como a rainha de Sabá.
A narração revela também a história de um quarto mago e o porquê ele não chega ao mesmo tempo da visita dos três reis magos.
Os magos do oriente é uma novela que leva o leitor a conhecer a dimensão dos sábios viajantes na interpretação dos astros, na peregrinação seguindo a estrela guia e no significado da visita, que é uma bela passagem da epifania de Cristo ao mundo.
Autor: Domingos Ailton
Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho nasceu no dia 24 de maio de 1970, em Jequié, interior da Bahia, filho de Antelírio Bispo de Carvalho e Helena Ribeiro de Novaes. Membro-fundador da Academia de Letras de Jequié – ALJ, é o mais jovem acadêmico entre os atuais nomes que compõem a ALJ e foi um dos mais jovens do Brasil e do mundo a ingressar em uma Academia de Letras.