A mitologia popular afro-brasileira com o fascínio dos orixás, as festas e a resistência do povo de santo à perseguição contra a religiosidade e cultura de origem africana, os saberes e fazeres populares de tradição oral, expressões culturais, a exemplo do grupo de capoeira Banda da Lua e personagens envolventes como Antônio Burokô, Nininha Preta, Lubião, Jerônimo Carvalho, Natur de Assis, Colombo de Novaes, Chico Rebouças, Maria Megê, Irineu Neves e Maria Xangô, compõem o universo deste romance.
Uma mistura de ficção e fatos reais que tem como cenário Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o sertão de Jequié e Salvador, a secular “cidade da Bahia”.
Antônio Burokô, de Domingos Ailton, é uma história que revela mistério e encantamento, luta e criatividade do saber afro-brasileiro.
Autor: Domingos Ailton
Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho nasceu no dia 24 de maio de 1970, em Jequié, interior da Bahia, filho de Antelírio Bispo de Carvalho e Helena Ribeiro de Novaes. Membro-fundador da Academia de Letras de Jequié – ALJ, é o mais jovem acadêmico entre os atuais nomes que compõem a ALJ e foi um dos mais jovens do Brasil e do mundo a ingressar em uma Academia de Letras.