Professor Albione Souza lança o livro Os Despossuídos da Terra

O historiador Albione Souza Silva – iniciando sua carreira como escritor com a obra acadêmica “Os Despossuídos da Terra” – convida a comunidade ipiauense para o lançamento do seu livro, que será realizado na próxima sexta (19), às 19h, no novo espaço do Restaurante Pimenta de Cheiro, localizado na Av. Juraci Magalhães, em frente à agência dos Correios de Ipiaú-BA.

O livro faz análise de 4 obras do escritor Euclides Neto, são elas: Birimbau, Os Magros, O Patrão e A Enxada. O autor traça paralelos entre as obras euclidianas e os dilemas enfrentados pelos trabalhadores rurais, dando voz aos silenciados que por tanto tempo foram esquecidos pelos “donos do poder” e os colocando como reais responsáveis do desenvolvimento da região Cacaueira. Quem tem a experiência de ler a obra do Prof. Albione percebe que o livro “Os Despossuídos Da Terra” é uma ode aos trabalhadores rurais e uma reparação histórica a esses sujeitos sociais esquecidos pela história tradicional.

“O fazendeiro é o coadjuvante, à sombra do trabalhador. Assim sendo, nesse prisma, com muito viço, entram em cena os subalternos despossuídos da terra, anônimos, esquálidos vivendo nos ranchos de taipas, cobertos com Indaiás em meio aos venerados cacauais” afirma o autor.

O livro, publicado pela editora Via Litterarum e patrocinado pelo Colégio Aprovado, possui na capa a obra “A Enxada e seus destinos” do artista plástico ipiauiense Ayam Ubráis Barco. Orelha do historiador e professor Dr. Carlos Zacarias de Sena Júnior. Prefácio do historiador e professor da UNEB Dr. Paulo Santos Silva, orientador da dissertação de mestrado, que originou o livro escrito por Albione. E posfácio do Jornalista José Américo da Matta Castro.

Albione Souza é nascido em Ipiaú-BA, graduado em história pela universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Itabuna/Ilhéus. Especialista em Educação, Cultura e Memória – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista. Mestre em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas. Membro do grupo de pesquisa História Literatura e Memória, da Universidade do Estado da Bahia. Leciona na Rede de Ensino do Estado da Bahia e na Rede Municipal de Ipiaú.

Fonte: https://blogaengrenagem.blogspot.com/2022/02/literatura-professor-albione-souza.html?m=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.