O título “OS DESAFIOS DO TEMPO”, de Lino Arnulfo Vieira Cintra, traz consigo um certo suspense, visto que um dos temas marcantes do livro é a família.
A leitura desse livro nos remete a um encontro, retrata o resgate de uma história na qual vemos um pouco da nossa. A vida dos personagens se apresenta como uma colcha de retalhos, costurados entre si, onde nada é tudo, onde as vidas se encontram, se refl etem e se projetam como espelhos, na realidade desafiante de viver. Evidencia e valoriza a força de vontade, a capacidade de luta e superação, a família, a transmissão de valores sólidos.
O leitor, ao ler este livro, irá, com certeza, se inserir na história ou nas histórias dos personagens, num resgate da sua própria história, e dará a sua versão da leitura. E a história abordada pelo autor deixa de ser apenas dele, uma vez que cada leitor recria sua história a partir da leitura da história apresentada, se insere na vida dos personagens. Há um certo realismo ao perceber que até o que é sólido pode se fragmentar, como é o caso do casamento dos personagens principais, o que nos traz a compreensão de que tudo passa, a começar pela vida e pelas circunstâncias da vida, sejam elas boas ou difíceis.
É um livro de leitura simples, agradável ao leitor, que tem o propósito de fazer pensar, de facilitar a reflexão sobre certos valores que norteiam as nossas vidas. Percebemos, claramente, que o autor pretende dar sua contribuição para que a vida seja vista com responsabilidade e beleza.
Autor: Lino Arnulfo Vieira Cintra
Nasceu em Manaus-AM, no dia 7 de novembro de 1945. Filho de Luiz Felismino Cintra (em memória) e Alda Vieira Cintra, com 102 anos de vida. Em obediência aos padrões de antigamente, foi alfabetizado, domesticamente, pelos cuidados maternos, prestando exame de admissão para o Ginásio do Seminário Mater Salvatoris, onde cursou os anos quatro anos seguidos. O curso científico foi concluído no Colégio São João.
Atuou, profissionalmente, em diversas áreas públicas e privadas, como órgãos de governo estaduais e federais, organizações industriais, comerciais e educacionais, aposentando-se em 2015 pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, com relevantes trabalhos desenvolvidos no ensino, pesquisa e extensão.
É contador de nível superior. É advogado e é administrador de empresas. É pós graduado em Economia Regional pela UESC. Fez MBA em administração organizacional. É mestre em Administração Pública pela UFBA. É tenente da reserva do Exército Brasileiro, Arma de Artilharia.
Fez-se conhecido como o companheiro que caminha para o encontro defi nitivo com o Deus Pai Eterno, permanecendo de pé e a ordem, em posição de sentido. Gosta sempre das alcunhas de professor, mestre e tenente. No esporte, desfralda sempre a bandeira Cruz de Malta.