Este trabalho trata de representações da mulher brasileira no âmbito da obra musical do compositor, cantor, dramaturgo e escritor Francisco Buarque de Holanda (1944), o Chico Buarque. O período temporal aqui determinado se refere às décadas de 1960, 1970 e 1980, anos de maior produtividade do compositor, quanto a canções feitas para teatro e cinema. A amostra é caracterizada por quatro canções para teatro e quatro para cinema, escolhidas pela maior repercussão na mídia, considerando o número de gravações, interpretações. Nosso objetivo é analisar o comportamento e a representação da mulher brasileira quanto à sua luta histórica por emancipação, liberdade, direito ao amor e à realização humana, fora da tradicional dependência do homem, dominador, representante da tradição patriarcal no Brasil.
Autora: Josanne Morais
Josanne Francisca Morais Bezerra nasceu em Salvador-Bahia, em 1968. É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1994). É doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) é professora titular, lotada no Departamento de Filosofi a e Ciências Humanas (DFCH) e compõe a Área de Conhecimento em Psicologia. Na UESC, desde 1996, na área pedagógica, trabalha em diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Na área administrativa, foi diretora do DFCH; coordenou a Área de Conhecimento em Psicologia e foi vice coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Social. Coordena, atualmente, vultuoso Projeto de Extensão ‘Implantação e Implementação e Arquivos e Museus’, no qual desenvolve e apresenta à comunidade regional temas de relevância social, educacional, cultural, histórica e política. Participa de grupo de grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, conforme registro no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, atuando na linha de pesquisa – manifestações artísticas da cultura popular, no qual desenvolve trabalho coletivo e colaborativo sobre as manifestações artísticas da cultura de grupos pertencentes a comunidades populares e populações tradicionais do território de cultura litoral Sul da Bahia. Publicou, através da Via Literarum, os livros: Professor e aluno motivado: isto faz a diferença, em língua portuguesa (2007) e PROFESOR Y ALUMNO MOTIVADO: esto hace La diferencia, bilíngüe português e espanhol (2008); 9 mulheres e 8 janelas: Quando vidas reservam silêncios, em língua portuguesa (2012) e Hozannah: Quantas linguagens cabem em uma mulher?, em língua portuguesa (2013).
Autor: Samuel Leandro Oliveira de Mattos
Samuel Leandro Oliveira de Mattos nasceu em Juazeiro-Ba, em 1964. É graduado em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (FACTUR), especialista em Administração Hoteleira pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Mestre em Cultura & Turismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Nesta última, é docente junto ao Departamento de Letras e Artes (DLA), leciona nos cursos de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI) e Comunicação Social. Desenvolve projetos na área de turismo, hotelaria, cultura e entretenimento. É membro da Academia Grapiúna de Letras, em Itabuna, Cadeira 37. Residiu nos Estados Unidos por 03 anos. Lá, frequentou um centro de estudos afro-americanos, a Igreja Africana Episcopal Metodista e estudou fi cção literária na Universidade da Califórnia (UCLA). Suas primeiras publicações em verso foram no Jornal Diário de Itabuna (1987) e poemas seus foram encenados pelos grupos “Poetas na Praça” e “Teatro da Aliança Bíblica Universitária, em Salvador-Ba (1988). Seu poema “Ato Legal” foi publicado na Coletânea Anual de Poetas Grapiúnas (Poetas Ocultos), 1998. Em 2008, publicou Música na Rua e outros poemas, pela Editora da UESC, EDITUS, com uma 2ª edição em 2014. Publica, também pela EDITUS, “Apolônio, o multiplicador”, romance biográfi co, em 2011, com 2ª edição em 2012 e 3ª em 2018.