Hozannah – Filha caçula de Natanael Feitosa Grimmalde e Hesolda Vilella Alencastro Grimmalde, moça estudiosa, religiosa, trabalhadora, que se casou com um homem sem palavra, desonesto, briguento, mulherengo… Mulher que, em meio a um turbilhão de acontecimentos e sentimentos negativos em torno de seu casamento, descobriu-se mãe de três jovens abandonados pelo pai, pela vida e pela sorte.
Esse descobrir-se mãe trouxe-lhe a coragem restauradora, a esperança necessária para continuar vivendo e construindo o seu “ser-mulher”! E, nessa construção o seu “ser-mulher”, percebeu-se linda, inteira, pronta para viver nova vida, novo amor, nova história.
Hozannah permitiu perceber-se, e percebendo-se aprendeu que a vida deve ser como um rio… O rio deixa as águas fluírem, contorna obstáculos, permite ao tempo ter tempo para “deixar-se ser”.
Autora: Josanne Morais
Josanne Francisca Morais Bezerra nasceu em Salvador-Bahia, em 1968. É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1994). É doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) é professora titular, lotada no Departamento de Filosofi a e Ciências Humanas (DFCH) e compõe a Área de Conhecimento em Psicologia. Na UESC, desde 1996, na área pedagógica, trabalha em diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Na área administrativa, foi diretora do DFCH; coordenou a Área de Conhecimento em Psicologia e foi vice coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Social. Coordena, atualmente, vultuoso Projeto de Extensão ‘Implantação e Implementação e Arquivos e Museus’, no qual desenvolve e apresenta à comunidade regional temas de relevância social, educacional, cultural, histórica e política. Participa de grupo de grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, conforme registro no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, atuando na linha de pesquisa – manifestações artísticas da cultura popular, no qual desenvolve trabalho coletivo e colaborativo sobre as manifestações artísticas da cultura de grupos pertencentes a comunidades populares e populações tradicionais do território de cultura litoral Sul da Bahia. Publicou, através da Via Literarum, os livros: Professor e aluno motivado: isto faz a diferença, em língua portuguesa (2007) e PROFESOR Y ALUMNO MOTIVADO: esto hace La diferencia, bilíngüe português e espanhol (2008); 9 mulheres e 8 janelas: Quando vidas reservam silêncios, em língua portuguesa (2012) e Hozannah: Quantas linguagens cabem em uma mulher?, em língua portuguesa (2013).