Concurso Literário Bahia de todas as letras
O concurso literário Bahia de Todas as Letras foi uma criação da Via Litterarum, proposta acolhida e com a participação da Editus, da UESC, sob a coordenação da professora Maria Luiza Nora, Baísa. Teve o apoio da Fundação Chaves, na pessoa do Sr. Helenilson Chaves (09/06/1947-12/10/2018.), com apoio financeiro em um valor que chegou a R$ 10.000,00 nas últimas duas edições. E, também, de um outro projeto da Via Litterarum e um pequeno grupo de autores e professores, o jornal literário abxz Caminho das Letras.
Pretendia contemplar todos os gêneros literários, mantendo poesia e conto como categorias permanentes em todas as edições. As inscrições sempre foram gratuitas. A revisão por parte dos revisores consistiu em colaboração voluntária de autores e professores da área de Letras e/ou Linguística.
A coordenação e todas as atividades concernentes às editoras no projeto foram sem remuneração. Nesse sentido, a integralidade do apoio financeiro recebido foi destinada aos autores classificados e vencedores. Seguia as estações do ano, como plano original, ou seja, na Primavera/Verão, período de inscrições; Verão/Outono, avaliação por parte de comissões específicas dos trabalhos recebidos; Outono/Inverno, comunicação dos resultados; e algum momento do Inverno/Primavera, publicação das antologias e premiação.
Resultou na publicação de quatro antologias e de um romance. Iniciou no biênio 2005/2006 em sua primeira edição, contemplando as categorias conto e poesia. A segunda edição teve lugar no biênio 2006/2007; a terceira, 2007/2008 e a quarta e última, 2008/2009. Várias foram as causas que contribuíram para o término deste projeto. Não cabe aqui aprofundar. Seguramente, pesou a incapacidade de dar continuidade. Não fomos fortes o suficiente para lhe assegurar sustentabilidade.
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DAS QUATRO EDIÇÕES
1ª EDIÇÃO:
A primeira edição do concurso literário Bahia de Todas as Letras entre os vencedores, classificados nas três primeiras posições nas modalidades poesia e conto não constaram poetas e contistas de Itabuna e Ilhéus, embora vários estejam na antologia, por terem obtido nota de classificação.
Nessa primeira edição, o concurso contou com a inscrição de 97 inscritos, sendo 31 na categoria contos, 66 na categoria poesia. A cidade com mais inscritos foi Itabuna, com 36 no total, seguida por Feira de Santana com 14, Ilhéus com 11 e Salvador, com nove inscritos. Participaram contistas e poetas de 23 municípios.
Três primeiros na modalidade poesia:
1º lugar, média 7,1: Itamar Soares Oliveira, de Jequié; pseudônimo: Enigma. Poemas: Luas e laços; Noites; Casa da poesia.
2º lugar, média 7,0: Edson de Paula e Silva Junior, de Feira de Santana; pseudônimo: Erasmo de Sá. Poemas: Grito do guarda de cinza, Leilão do Cavalo de Tróia (ou O jogo), Transcendência Temporal.
2º lugar, média 7,0: José Adroaldo Silva de Almeida, de Itororó; pseudônimo: Charles Walt. Poemas: As coisas são assim; O rio; O querer e o nada.
Três primeiros na modalidade conto:
1º lugar, média 7,1: Gina Dourado Rocha Leite, de Salvador; pseudônimo: Mali. Conto: Como se fosse o mesmo céu.
1º lugar, média 7,1: Jecilma Alves, de Feira de Santana; pseudônimo: Alice Carrol. Conto: Um coração de coelho.
2º lugar, média 7,0: Leandro Janicsek Jará, de Itacaré; pseudônimo: Piatã. Conto: Sanumá, a flor do sonho.
2ª EDIÇÃO: Primavera de 2006-Inverno de 2007
Obra infanto-juvenil: 1º lugar.
O menino que morava no umbigo do mundo, pseudônimo Maluquinho. Autor: Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva, nascido em Campinas-SP, residindo atualmente em Feira de Santana.
Poema: 1º lugar.
Solidão, pseudônimo Nefertiti. Autora: Isis Moraes Ramos, nascida e residente em Feira de Santana.
Romance: 1º lugar.
O relógio da torre, pseudônimo Gervásio Vieira. Autor: Carlos Geraldo D´Andrea Espinheira. Nascido em Poções e residente em Salvador.
Conto: 1º lugar.
Narcisa, pseudônimo Plig. Autor: Daniel pitangueira de Avelino, nascido em Salvador, residente em Brasília.
Refresco de manga, pseudônimo Nenga. Autor: Luís Pimentel, nascido em Feira de Santana, residente em Rio de Janeiro.
Safira, pseudônimo Zé Parente. Autor: José Maciel Neto, nascido e residente em Salvador.
3ª EDIÇÃO: 2007/2008
Conto:
1º lugar. Uma vida a dois, pseudônimo Palatus. Autor: Jocenilson Ribeiro dos Santos, nascido em Jaguaripe, BA, e residente em Feira de Santana.
e A mulher morta, pseudônimo Hesse. Autor: Manoel Souza das Neves, nascido e residente em Santo Antonio de Jesus.
2º lugar. Moça à janela, pseudônimo Macário Crasso. Autor: Francisco Carlos Suzart Amorin, nascido em Feira de Santana e residente em Salvador.
Poesia:
1º lugar: Três quadros barrocos, pseudônimo Oséias Dias. Autor: Silvério da Silva Duque, nascido e residente em Feira de Santana.
2º lugar: Muitos problemas pelo preço de um, pseudônimo Di Albuquerque. Autor: Bruno Albuquerque C. de Oliveira, nascido em Itabuna e residente em Salvador.
3º lugar: Outras notas, pseudônimo Anaflulin. Autor: Andréa Conceição Costa, nascida e residente em Salvador.
Outros poemas classificados:
Lágrimas de um rio que chora, pseudônimo Zayra Lima. Autor: Maria do Rosário Silva Lima, nascida em Livramento de Nossa Senhora e residente em Itabuna;
e Fluxoesia, pseudônimo Angel. Autor: Ângelo Araujo Carneiro, nascido e residente em Feira de Santana.
Peça teatral: A máscara de pano, pseudônimo Har, média 7,5. Autor: Hebert de Almeida Rocha, nascido e residente em Feira de Santana.
RESULTADO DA 4ª EDIÇÃO
A 4ª edição do concurso literário Bahia de Todas as Letras, realizado pelas editoras Via Litterarum e Editus, da UESC, com patrocínio para os primeiros colocados da Fundação Chaves, que teve inscritos 135 autores em cinco categorias.
Resumo de inscritos e classificados por gênero:
Poseia, 64 inscritos, 4 autores classificados, percentual de 6%.
Conto, 51 inscritos, 13 classificados, percentual de 25%.
Cordel, 7 inscritos, 3 obras classificadas, percentual de 43%.
Crônica, 11 autores inscritos, 6 classificados, percentual de 54,5%.
Ensaio literário, 2 inscritos e os dois foram aprovados, percentual de 100%.
Do total de 135, os trabalhos classificados somam 25, percentual de 18,5%.
Observa-se que nos gêneros poesia e conto os avaliadores classificaram poucas obras, enquanto que nas demais categorias, proporcionalmente aos inscritos, a classificação com média 7 foi relativamente alta. Registra-se que toda avaliação tem elevado grau de subjetividade. Um autor não ser classificado por uma comissão não significa necessariamente que suas obras não tenham relevância ou mérito literário. Isto significa apenas que para os integrantes da mesma, a obra não obteve média 7. A propósito, continuam avaliações discrepantes, o que revela o grau de subjetividade, sobretudo no gênero poesia. Um outro dado animador é que é comum autores venceram após anos de inscrição. Este fato também ocorreu nesta edição. Classificados e vencedores nesta edição já se inscreveram e não obtiveram êxito em edições anteriores.
Um registro relevante: pela primeira vez na história do concurso, há vencedores nascidos ou residentes em Itabuna e Ilhéus.
RESULTADOS
Observação: Nesta edição foram classificadas obras de autores com média sete, considerando as três melhores notas dentre as quatro recebidas dos avaliadores, ou seja, a nota menor de cada avaliador não foi considerada para fins de média final.
Ensaio literário:
1º lugar. Obra: Um caso de amor na Cidade de Salvador da Baía de Todos os Santos. Vadinho versus Dona Flor versus Teodoro Madureira. Autor: Maria José de Oliveira Santos. Pseudônimo Mazé. O autor nasceu e reside em Alagoinhas.
2º lugar. Obra: A guerra na trilogia do cacau de Jorge Amado. Autor: Wellington José Gomes Freire Pseudônimo Telcatlipoca. Nasceu e reside em Feira de Santana.
Cordel:
1º lugar. Obra: A peleja virtual entre dois poetas arretados. Autores: Gustavo Felicíssimo e Lourival P. Piligra Júnior . Pseudônimo Veneno. Gustavo nasceu em Marília, São Paulo, e reside em Itabuna e Lourival Peligra, nasceu e reside em Itabuna.
2º lugar. Obra: O Mar de Luis. Autores: Josiane Andrade de Cristo, Gleide Santana Freitas, Gleiciele da Silva Oliveira e Shagaly Damiana Araujo Ferreira. Pseudônimo 4 Amigas. Gleide e Gleiciele nasceram e residem em Salvador, Josiane nasceu em Queimadas e Shagaly nasceu em Santo Amaro e residem em Salvador.
3º lugar. Obra: Gabriela, sem cravo e sem canela. Autor: Zilnay Martins dos Santos. Pseudônimo Lucy Regis. Nasceu em Ubaitaba e reside em Ilhéus.
Crônica:
Obras: Mentiropédia, Eu tenho medo de mulher, Auxílio – Funeral Autor: Manoel Souza das Neves. Pseudônimo Maneco. Nasceu e reside em Santo Antonio de Jesus, Bahia.
Obras: Santa Lúcia, Aluguel e Colheita Autor: Ana Carolina Nery da Silva. Pseudônimo Borboleta Amarela. Nasceu em Camacã e reside em Salvador.
Obras: Louca, mas…Quem não é?, Outono solitário e Roça. Autor: Coracy Teixeira Bessa. Pseudônimo Buterfly. Nasceu e reside em Salvador.
Obras: Poesia de Malandro, Valha-me Deus e País dos empoleirados. Autor: Jaqueline Pinheiro. Pseudônimo: J. Pinheiro Nasceu e reside em Ipiaú.
Obras: Suicídio telefônico, Literatura Virtual e Procrastinação.Autor: Caio Suzart Levinsg. Pseudônimo: Argôlo Nasceu e reside em Ilhéus.
Obras: A Velha do ônibus, A tela e Máquina mortífera. Autor: Gabriel Nascimento dos Santos. Pseudônimo: Cavalheiro Noturno. Nasceu e reside em Ilhéus.
Poesia:
Obras: Procura, O credo de Don Juan e Monólogo de Don Juan. Autor: Gustavo Felicíssimo. Pseudônimo: Veneno. Nasceu em Marília, São Paulo e reside em Itabuna.
Obras: Revisão de uma noite hai cai, Poesia póstuma num poema vivo e Confronto. Autor: Moacir Eduão Farias. Pseudônimo: Stoenesco. Nasceu em São Gabriel, Bahia, e reside em Irecê, Bahia.
Obras: Herança, Quase e Amores. Autor: Tiago Santos Groba. Pseudônimo: Diana. Nasceu no Rio de Janeiro e reside em Jequié.
Obras: Húmus, Medidas inventadas e Prelúdio colegial. Autor: Maria Aurinívea Souza de Assis. Pseudônimo: Nina. Nasceu em Limoeiro do Norte, Ceará, e reside em Salvador.
Conto:
1º lugar. Conto: Amaro. Autor: Tiago Santos Groba. Pseudônimo: Amaro. Nasceu e reside em Salvador
Conto:
O mergulho. Autor: Denize Ravizzoni. Pseudônimo: DR. Nasceu em Caxias do Sul e reside em Ilhéus.
2º lugar. . Conto: Os Urubus. Autor: Noélia Estrela de Oliveira. Pseudônimo: Estrelinha. Nasceu e reside em Itabuna.
3º lugar. Conto: Retrocesso. Autor: André Luis Azevedo dos Santos. Pseudônimo: Anjo Zen. Nasceu em Salvador e reside em Itajuípe, Bahia.
Outros contos classificados:
Conto: Os vizinhos da Rua Lago. Autor: Horácio Daniel Sequeira. Pseudônimo: Nicásio Pereira. Nasceu em Buenos Ayres e reside em Ilhéus.
Conto: O morto que não foi enterrado. Autor: Nadson Vinícius dos Santos. Pseudônimo: Nadson. Nasceu em Camamu e reside em Ilhéus.
Conto: O terminal. Autor: João Daniel Guimarães Oliveira. Pseudônimo: Vicente Furtado. Nasceu e reside em Feira de Santana.
Conto: A coleção de bonecas. Autor: Sonia Maria Lobo Moreira da Silva. Pseudônimo: Cindylis. Nasceu e reside em Salvador.
Conto: A formiga vai à escola. Autor: Otoniel Santiago Neves. Pseudônimo: Angel. Nasceu e reside em Itabuna.
Conto: A locomotiva. Autor: Glauber Costa Fernandes Pseudônimo: Glauber. Nasceu em Ipiaú e reside Ubatã, Bahia..
Conto: Quem nunca tirou meleca do nariz? Autor: Coracy Texeira Bessa. Pseudônimo: Antenado. Nasceu e reside em Salvador. Nasceu e reside em Salvador.
Conto: O velho. Autor: Wasleington Francisco Santos Neto. Pseudônimo: W. Neto. Nasceu e reside em Itabuna.
Conto: Sobras de Cacau. Autor: Miguel Florindo Bomfim Freitas. Pseudônimo: Minino de Livramento. Nasceu em Livramento, Bahia, e reside em Ilhéus.