APRESENTAÇÃO DA COLETÂNEA VIA VALE DOS POETAS

Sobre o projeto de inclusão literária abxz Caminho das Pedras: Fomento à Leitura e à Criação Literária  

A editora surgiu com o propósito de contribuir para que o talento literário pudesse se revelar, para que o mundo das letras, nesta terra com grande densidade literária na perspectiva de autores, mas, paradoxalmente, não de leitores, brilhasse com todas as suas estrelas. Autores expressivos aqui surgiram e conquistaram outras paragens país e mundo afora.  A editora surgiu em 2004. Hoje estamos em 2021. No curso desses anos, mais de 150 autores publicaram através da editora e, seguramente, mais de 300 obras vieram à luz, em diversos gêneros.

A percepção do paradoxo acima mencionado sempre ocupou a mente dos que fizeram e fazem a editora e, juntos, buscamos caminhos para mitigá-lo. A criação do jornal literário abxz Caminho das Letras, em suas 12 edições ao longo de vários anos, imaginou estar cultivando em suas páginas a semente da leitura.  Na perspectiva da criação literária, junto com a Editus, da UESC, o concurso literário Bahia de Todas as Letras, em suas quatro edições, contemplou em todas os gêneros contos e poesia, e alternadamente cordel, romance, crítica, infanto-juvenil e crônica. Pensado como espaço para novos autores nos gêneros abertos para as inscrições. Isto porque o autor é um criador de mundos. E esses mundos podem nos ajudar a nos conhecemos melhor, a entendermos e aceitarmos o outro, para entendermos a riqueza da diferença.

Os tempos passam, projetos são reavaliados. E, neste ano de 2021, um novo projeto é lançado. De alguma forma, combina os dois acima referidos. Esta coletânea de poesias inaugura-o. Surge o abxz Caminho das Pedras, com inserções regionais ou temáticas. Ainda que tenha um Norte, pretende ser um projeto aberto ao aprendizado, tendo como fulcro a expressão da condição humana, através da palavra escrita, em seu amplo leque de gêneros literários. Se pudéssemos resumi-lo, poderíamos dizer que existe para que nenhum talento literário se perca por falta de oportunidade. Que a riqueza literária não fique prisioneira de gavetas fechadas, tampouco esquecida em mentes com prazo de validade. Antes que esse se prazo se exaure, que a experiência, a vivência, a sensibilidade venha a público e informe, ilumine e oriente os passos que estão sendo dados por pés titubeantes face as incertezas, inseguranças e temores dos tempos de hoje, tempos de insuspeitáveis, profundas e inimagináveis mudanças. O presente está prenhe de possibilidades e de ameaças.  Os novos caminhos que o futuro sinaliza precisam da luz dos que já percorreram longas jornadas e tem palavras a dizer.

O Projeto de inclusão literária abxz Caminho das Pedras: Fomento à Leitura e à Criação Literária, não tem fórmulas prontas, mas aposta na liberdade criativa, na imaginação, na sensibilidade de leitores e de criadores de mundos poéticos e ficcionais. Consiste na edição de coletâneas de trabalhos, organizados por gênero literário, por recortes geográficos ou temáticos, de acordo com um calendário consensuado com os integrantes de cada um dos núcleos literários. O tempo será o tempo de amadurecimento de cada núcleo. Por uma razão singular, o projeto conta com a participação livre e voluntária, sem caráter mercantil. 

Por fim, ainda que pareça demasiado enfatizar, esse projeto se define como de inclusão literária e tem como foco unicamente a expressão humana através da palavra escrita de uma perspectiva exclusivamente literária. Nesse sentido, não poderá ser abrigo e espaço para a intolerância, para o ódio, para a discriminação de quaisquer naturezas, não poderá ser espaço para política partidária, doutrinamento religioso, disseminação de preconceitos de nenhuma natureza, tendo persistentemente em mente a linha tênue que separa a expressão da liberdade literária de formas de agressão e de intolerância. Por vezes essa linha poderá ser de difícil discernimento, gerará tensões e discussões entusiasmadas, mas precisará ser buscada permanentemente em cada contexto e em cada tempo. O ponto de convergência do projeto é a literatura enquanto expressão humana através da palavra escrita. Nesse sentido, será a celebração da palavra criada e expressada artisticamente, literariamente. Fazemos votos para que a coletânea que inaugura esse projeto, VIA VALE DOS POETAS, do vale do Rio Itapicuru e entorno inspire e motive e seja o primeiro de uma bela e grande caminhada.