Conceição Carvalho recria as mulheres em seus contos, cujo relato flui naturalmente elegante, com muitos enredos, fortes figuras femininas, das mais diversas idades, personalidades e histórias de vida. Como não começar com a chegada de Yelizaveta a Jacobina dirigindo seu conversível, à la Gracy Kelly, para desbravar as serras? Como não passear com Lily, em meio às sakuras, no Japão? Com a menina Ana Elisa, lá no Canadá envolvida com a neurociência? A força impressionante e o bom humor de Lina, apesar da idade, na grande São Paulo? A união de três amigas ao enfrentar a psicanálise em Feira de Santana? Chiara Vitti contando o Brasil atual em seu thriller? O encontro imperdível com Sherazade, “amigueira,” cheia de “causos,” na Ilha de Itaparica?
Conceição Carvalho além de nos envolver e nos atrair convidando para giros diversos, mesmo que às vezes nos deixe sem fôlego como em “Laços de Fitas vermelhos”, ou com os preparativos minuciosos da “Narcisista”, ou a “Aura de Dany”, ainda nos convida a explorar os labirintos da loucura em sua experiência em “A menina e o louco”, onde encontramos a poesia de braços dados com a loucura, como quer Neruda. Em seus contos reconhecemos nossa humanidade nas personagens.
Autora: Conceição Carvalho
Doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade de Atois, Arras, França. Foi professora substituta de Língua e Literatura Francesa na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, de 1999 a 2008.