Mais do que relatos, este livro retrata a vida com a sua dinâmica e mostra a capacidade de transformação e forças inerentes a cada um de nós. Forças que se manifestam independentemente do nível de escolaridade, das nossas condições social, econômica, cultural. Mas estão estreitamente ligadas aos princípios.
A tendência de cada um de nós diante dos fatos que nos causam aflições e dores é usar a justificativa. Se justificarmos, tudo está arrumado! Pronto! Mas a justificativa impede o encorajamento para que a situação seja de fato esclarecida, entendida. O ato de evitar a tomada de consciência de si mesmo é um fechar de olhos sobre a vida que se vive.
Quando tomamos consciência de nós mesmos, todo o nosso passado ou o que se passa conosco ainda permanece em nós, mas a perspectiva que temos sobre ele é o que muda. É deste processo que vem a liberdade, o crescimento, a capacidade de nos relacionarmos com as pessoas. E termos uma relação melhor com Deus.
Autora: Cleide Baqueiro
Cleide Baqueiro é formada em Psicologia. Há vários anos trabalha em consultório clínico. Desenvolveu projetos na área de Educação, como o TEM – 3 Pilares, implantando qualidade educacional em diversas escolas de âmbito privado e público. Na esfera organizacional, trabalhou com o desenvolvimento de pessoas. É muito requisitada para palestras em instituições e organizações empresariais.