Este livro é inspirado nos trabalhos realizados no projeto intitulado “Estudo e Desenvolvimento de Competências no Ensino de Integrais Múltiplas e Geometria Analítica com Intervenção de Ambientes Computacionais de Aprendizagem – IMGA”, implementado pela equipe do GPEMAC1 no triênio 2011-2014. O Projeto foi baseado na pesquisa iniciada no doutoramento2 do Professor Afonso Henriques, líder do grupo e autor deste livro, na Universidade Joseph Fourier – UJF (em Grenoble – França) e, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (em Ilhéus/Bahia – Brasil) como instituições de referências, utilizando o ambiente computacional Maple, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela UESC no quatriênio (2002-2006).
Em concordância com as pesquisas, desenvolvidas no GPEMAC, as iniciativas que emergiram no seu doutoramento, alargaram-se, com este projeto, não apenas pelo desenvolvimento de competências em torno do ensino das Integrais Múltiplas, mas também em Geometrias. Assim, pode-se dizer que a pesquisa ocorreu em torno de dois domínios de conhecimentos atemáticos básicos nas Instituições de Ensino Superior (IES), a saber: o Cálculo Diferencial e Integral, com ênfase nas Integrais Múltiplas (IM), e a Geometria Analítica (GA), no contexto da Educação Matemática no ensino superior. Daí a sigla IMGA.
Autor: Afonso Henriques
O Professor Afonso Henriques, de nacionalidade angolana, é graduado em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Matemática e Informática, pela Universidade Joseph Fourier em Grenoble – França (2006), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2010). Atualmente é Professor Pleno na Universidade Estadual de Santa Cruz UESC- BA, Brasil, onde é líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) e do Laboratório de Visualização Matemática – L@VIM da UESC. Professor do Programa da Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UESC e do Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Tem experiência na área de Matemática, Didática e Educação Matemática, atuando principalmente em Pesquisa e Desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral com um enfoque computacional, TIC, Produção de Modelos de Projetos de Construção de Objetos Concretos – PCOC e Gestão de códigos para impressora 3D, Registros de Representação Semiótica, Antropologia Didática, Ensino e Aprendizagem, Geometria Dinâmica, Análise Institucional, Sequências Didáticas e Formação de Professores.)