O argumento central desse livro sinaliza para a necessidade de buscar-se uma formação em que as lacunas e o distanciamento entre o pensar, o sentir e o fazer das professoras e suas práticas pedagógicas possam ser transformados em ações e práticas que reverberem na criação de espaços educativos de forma eficaz, prazerosa e lúdica, levando-se em consideração tanto as características das crianças, quanto as mudanças rápidas e profundas que ocorrem nessa faixa etária. Para sustentá-lo, a autora, por um lado, aborda as transformações que atingiram a educação infantil e a infância, no contexto das políticas públicas que atingiram o segmento de maneira progressiva, na tentativa de construir uma identidade docente que tenha como um dos seus pilares o saber lúdico e o saber sensível. Espera-se que as discussões feitas neste trabalho possam contribuir para o entendimento de que investigar o que as educadoras da pequena infância fazem e a forma como justificam o que fazem pode possibilitar a identificação de quais saberes são necessários e quais devem nortear as ações pedagógicas dessas profissionais.
Autora: Conceição Maria Alves Sobral
Conceição Maria Alves Sobral é licenciada em Pedagogia (UFBA), pós-graduada em Alfabetização Infantil (UNEB), tem mestrado em Educação (UFBA) e está cursando Doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará. Foi professora e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Salvador. É professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dedica-se à área de Ludicidade e Formação Docente.