Prosa e poesia no sul da Bahia funciona como testamento crítico valioso sobre a produção de uma região poderosa no campo das letras, a qual com seus ficcionistas, cronistas e poetas, verdadeiros artistas da palavra, vem contribuindo para a expansão do acervo cultural e literário da Bahia e até mesmo do Brasil.
Reunindo análises sobre uma ou mais obra de cada escritor, o autor desses estudos críticos demonstra que é aparelhado com instrumental teórico suficiente para ser aplicado à práxis literária. Possui consciência crítica, sensibilidade e vivência no setor. Como pesquisador e crítico, possibilita ao leitor uma visão panorâmica e, ao mesmo tempo, eficaz de autores e obras no seu processo histórico relacionado com a região sulina do Estado, além de apresentar a vinculação da vida ao patrimônio espiritual da sociedade, em constante pulsação e movimento na direção das dimensões de um discurso fundamental. Como forma de conhecimento, esse discurso brota de um contexto educativo e cultural, inclinado a ampliar-se na medida em que a vida segue.
“Uma coisa admirável nos seus ensaios é o fato de não ficar citando Roland Barthes, Deleuze, Derrida etc etc etc. Seus ensaios são verdadeiros ensaios, como os compreendo, como José Paulo Paes compreendia. Atualmente, os ensaístas se preocupam apenas em citar vários nomes que estão na moda. Na verdade, não dizem nada, reproduzem os outros. Seus ensaios plasmam o resultado de sua reflexão após a leitura e, como escritor que você é, oferece ao leitor uma percepção aguda da leitura realizada.”
Gerana Damulakis, crítica literária, da Academia de Letras da Bahia.
Autor: Cyro de Mattos
Cyro de Mattos nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, é autor de 65 livros pessoais, de diversos gêneros. Publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México e Estados Unidos. Conquistou o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, em 1970, com Os Brabos, novelas, Menção Honrosa do Jabuti em 1988, com Os Recuados, contos, e o Prêmio de Romance do Pen Clube do Brasil, com Os Ventos Gemedores, em 2017. Membro das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Foi distinguido com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Vereadores de Salvador. Também premiado em Portugal, Itália e México.