As pesquisas acadêmicas sobre Feira de Santana são recentes e resultam de investigações em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Versam sobre o povoamento, economia, urbanização, memória literária, resistência escrava e a história política. Em 1968, Poppino, um brasilianista, elaborou uma síntese sobre a trajetória da cidade, de 1860 até 1950, descrevendo aspectos políticos, sociais eeconômicos.
A obra desse autor se constitui numa fonte importante para os pesquisadores sobre Feira de Santana considerando-se que nela são apresentados dados oriundos de documentos não mais acessíveis. Desse modo, os historiadores e demais estudiosos a ela recorrem para subsidiar as recentes análises e, quando possível, a ela se contrapor diante de novas problemáticas e/ou acesso a documentação não explorada pelo autor.
Autora: Ana Maria Carvalho dos Santos
Ana Maria Carvalho dos Santos, feirense, nascida em 1966 é doutora em história pela UFPE. Fez licenciatura em História na UEFS e mestrado em História na UFBA. Professora de História da UEFS, atua na graduação e pósgraduação orientando pesquisas acerca das cidades e de modo particular sobre Feira de Santana.