Pelo título – O Velho Campo da Desportiva – depreende-se sem esforço que o universo da bola retratado aqui neste livro não resulta de apresentações de grandes clubes brasileiros no estádio gigantesco. Com seus ídolos, vitórias consagradoras, rendas excepcionais. Entra no gramado do torcedor agora leitor através de memórias relatadas e inventadas, capazes de revelar o cotidiano e envolvente mundo da bola disseminado no interior brasileiro como uma de suas grandes paixões populares. De boca a ouvido, no recesso do lar, barbearia, bar, alfaiataria, pensão, feira, fazenda de cacau, loja do comércio, jardim e largo do bairro.
As artimanhas do cartola, as rivalidades dos torcedores, a vibração em vitórias memoráveis, as cenas engraçadas. Busca fazer um gol bonito de ver, oferecendo, numa viagem de resgate, a vida revestida de densidade humana, aventura e poesia.
Sem esquecer que naqueles idos esportivos o futebol amador fazia com que a cidade de Itabuna soubesse que pisava também no chão de uma “pátria em chuteiras.”
Autor: Cyro de Mattos
Cyro de Mattos nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, é autor de 65 livros pessoais, de diversos gêneros. Publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México e Estados Unidos. Conquistou o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, em 1970, com Os Brabos, novelas, Menção Honrosa do Jabuti em 1988, com Os Recuados, contos, e o Prêmio de Romance do Pen Clube do Brasil, com Os Ventos Gemedores, em 2017. Membro das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Foi distinguido com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Vereadores de Salvador. Também premiado em Portugal, Itália e México.