A linguagem percorre muitos caminhos, transporta leitores diversos e faz refletir, mas sobretudo, sonhar. Portanto, neste livro de poemas, da professora de Geografia e ativista social, Luci Nascimento, estão expressas características peculiares à trajetória de mulher, acadêmica e militante, que com seus poemas engajados cultural e socialmente, nos transporta para o lado de grandes líderes, tais quais Fidel, Che, Gandhi e Dandara, ao mesmo tempo em que se pergunta onde estão. A mensagem que ecoa dessas grandes personalidades evocadas, outrora subjugadas pelo sistema social hegemônico, que devoram sonhos e trucidam vidas, é “Resistir”! Resistência essa que se faz extremamente necessária aos tempos atuais.
Assim, esses poemas se apresentam como uma grande pérola, que surge em um momento conturbado da política brasileira, trazendo reflexão, denunciando as mazelas que vilipendiam o povo pobre e gerando esperança aos sonhadores, que não desistem, mas, resistem e continuam a existir, pela liberdade. Posso dizer, dessa forma, que se trata de uma das produções intensamente cosmopolitas no cenário literário brasileiro, partindo de uma mulher, sul-baiana, latino-americana e sonhadora, abrindo espaço para que outras de nós possamos sonhar também.
Autora: Luci Nascimento
Luci Nascimento nasceu em Itabuna em 04 de maio de 1985. Desde cedo foi fascinada pelas palavras e tudo que as cercam. Seu lugar no mundo sempre esteve junto a elas, escrevia poemas desde a infância e se tornou uma leitora entusiasmada e frequentadora assídua da biblioteca pública Municipal durante sua adolescência. Possui graduação em Geografia pela UESC. E atualmente faz parte do programa de Mestrado em Estado e Sociedade da UFSB. Tem entre seus poetas favoritos nomes como Ferreira Gullar, Lêdo Ivo, Gregório de Matos, Mario Quintana e Cecilia Meireles.