Os escritores Cyro de Mattos e Ivo Korytowski acabam de selecionar trinta e três textos que irão figurar na antologia “O Gigante e a Bicicleta e Outras Belas Crônicas”, de Fernando Leite Mendes, baiano de Ilhéus, um mestre da crônica esquecido, que nada deve aos cronistas melhores de sua época, década 60, no Rio de Janeiro, como Carlinhos Oliveira, Paulo Mendes Campos, Drummond, Stanislaw Ponte Preta, Fernando Sabino e Rachel de Queiroz, dentre outros.
Homem de inteligência notável, orador de palavra fácil, comunicador maiúsculo, com atuação fascinante no rádio, TV, jornal, teatro e até cinema, na metrópole carioca, esse baiano incrível tem agora uma parte do resgate de sua obra de cronista e de sua memória neste livro “O Gigante e a Bicicleta e Outras Belas Crônicas”, acrescido de prefácio, depoimentos e pesquisa iconográfica realizada pelos organizadores.
O Gigante e a Bicicleta e Outras Belas Crônicas, de Fernando Leite Mendes, organização, prefácio e pesquisa de Cyro de Mattos e Ivo Korytowski.
Autor: Cyro de Mattos
Cyro de Mattos nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, é autor de 65 livros pessoais, de diversos gêneros. Publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México e Estados Unidos. Conquistou o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, em 1970, com Os Brabos, novelas, Menção Honrosa do Jabuti em 1988, com Os Recuados, contos, e o Prêmio de Romance do Pen Clube do Brasil, com Os Ventos Gemedores, em 2017. Membro das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Foi distinguido com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Vereadores de Salvador. Também premiado em Portugal, Itália e México.
Autor: Ivo Korytowski
Ivo Korystowski é escritor com duas obras premiadas pela UBE, tradutor consagrado, lexicógrafo, filósofo graduado pela UFRJ, pesquisador da história do Rio, blogueiro e Youtuber.