Trata-se, este romance, da história de dois irmãos, sua relação com mulheres e dinheiro, com a narrativa de um deles, o mais moço, que tem, no irmão mais velho, seu principal ídolo e a sua maior decepção. Uma história de amor, em mais de um aspecto, também de família e de dinheiro, mas, acima de tudo, de formas de encarar e de viver a vida, com suas consequências individuais e sobre terceiros.
Com O corpo caído no chão que, apesar do título, nada tem de romance policial, Aramis Ribeiro Costa retorna ao romance, após haver publicado vários livros de contos e novelas, reafirmando o vaticínio de Herberto Sales, que o considerava um romancista nato, e de Josué Montello, que aplaudiu, com grande entusiasmo, o seu primeiro romance, Uma varanda para o jardim.
Autor: Aramis Ribeiro Costa
Aramis Ribeiro Costa é um dos principais ficcionistas baianos da atualidade. Com mais de uma dezena de livros de ficção entre romance, novela, conto e literatura infantil, sua obra de ficcionista tem merecido a observação elogiosa da crítica e de nomes importantes da literatura em vários estados do país. Suas qualidades mais louvadas são o seu poder narrativo, a fluência da escrita e a linguagem cativante e rica, que fazem com que o leitor seja seduzido desde a primeira página do texto, sendo levado irresistivelmente à última, com a sensação de estar vivendo a realidade ficcional, e não simplesmente lendo uma ficção. Aramis Ribeiro Costa ocupa a Cadeira nº12 da Academia de Letras da Bahia.