Milhares de caranguejos aparecem mortos. Uma praga jamais vista ameaça extinguir os Uçás. O Governo Federal admite que o problema pode estar na Cultura do Camarão. A população de Canavieiras – uma pacata cidade histórica do Sul da Bahia – está assustada.
Pescadores e marisqueiras acreditam que a maldição é obra do Padre da Batina Preta. Um Grupo de Estudos Ambientais é contratado pelo governo para resolver o problema. Um pescador aparece morto. Um som estranho toma conta do mangue.
No meio de toda a confusão três adolescentes: Charlie, Tati e Gambá – que já haviam trilhado pela Capitania dos Ilhéus em busca de um Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim – estão de volta para desvendar O Mistério na Lama Negra.
Autor: Pawlo Cidade
Pawlo Cidade é ilheense, nascido a 23 de junho de 1968, graduado em Pedagogia pela UESC, pós-graduado em Metodologia da Educação Ambiental. Ator, produtor, autor e diretor de Teatro. Autor dos livros: “O Caminho de Volta”, “O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim”, “Mistério na Lama Negra”, “A Batalha dos Nadadores”, “As Aventuras de João e Maria;” “A Casa de Santinha,” e “O Sequestro dos Raios de Sol,” “Berlinha.” Colunista do jornal Diário de Ilhéus; membro da Academia de Letras de Ilhéus (cadeira 13) e da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT; professor de Teatro e presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia. Entre os trinta espetáculos de teatro que escreveu e dirigiu, destaque para: “Cangaço”, “Professor Clown” e “Capitães do Morro.”