Teresinha conta sua saga e de sua família desde os primeiros anos de sua infância passada entre as fazendas que seu pai trabalhava, no interior de São Paulo. Ela nos transporta a um passado distante em que as cartas eram o único meio de comunicação para diminuir distâncias e nos presenteia com uma sensibilidade sem limites, narrando amenidades a respeito de “um tempo em que as dificuldades não eram obstáculo para se ser feliz”.
Emfim, é uma obra para ser lida e relida, tanto pelos parentes de Terezinha que recebam de presente a história de seus familiares, quanto por aqueles que se interessam por encontrar nas palavras do livro exemplos cristalizados pelas experiências de pessoas que viviam os seus momentos de forma intensa e amorosa, mesmo nos mais simples acontecimentos.
Emocionante, intenso, real, esses sentimentos perpassam durante a leitura e trazem lembranças de momentos que não voltam mais.
Autor: Teresinha de Melo Serra
Teresinha de Melo Serra nasceu na cidade de Morro Agudo – SP, em treze de outubro de 1938. Durante a sua infância morou em algumas fazendas na cidade de Bauru e Ribeirão Preto no estado de São Paulo. Em meados dos anos setenta, mudou-se para a Bahia, onde criou os seus filhos. Após chegar a melhor idade, tem o objetivo de continuar suas lembranças a partir da década de setenta para registrar os momentos de luta, emoção, conquista, tristeza e alegria vividos em terras baianas.