A poesia (do grego Poiesis), como uma forma literária em sua maneira mais ampla, com enunciados linguísticos que têm um caráter especial, onde não apenas o conteúdo, mas também a expressão chama a atenção, principalmente pela maneira rítmica como se apresenta, pertence a uma das sete artes tradicionais, pelas quais a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, podendo retratar o épico, a fábula ou outro qualquer gênero, tudo a depender da imaginação do autor, podendo ela também denotar um conteúdo de emoções e humores ricos do espírito humano.
É o que vemos neste livro, em que os temas abordados variam enormemente, passando pelo niilismo, existencialismo, realismo ou mais raramente o romantismo.
Seja como for, vale a pena passear pelo espírito inquieto e questionador do autor retratado nestas páginas.
Autor: Humberto Cavalcante
Humberto Costa Cavalcante nasceu no dia 16 de julho de 1944, em Ilhéus(BA), onde residiu até 1966. Trata-se de um self made man. Em razão da pobreza em que vivia, deu os primeiros passos nos estudos em sua própria casa, auxiliado por seus pais, amigos e parentes. Depois, estudou no Ginásio Alfredo Dutra (Itapetinga-BA), Instituto Municipal de Educação (Ilhéus-BA), Escola Técnica de Comércio e Colégio Firmino Alves (Itabuna-BA), Colégio Carvalho de Mendonça (Rio de Janeiro-RJ), Colégio Estadual Carneiro Ribeiro – Central, UFBA e ICBA (Salvador-BA), e Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/Itabuna-BA).