Sob o título de Lambe-lambe, livro de Adylson Machado – estruturado sob a forma de contos – a rica trajetória de vários personagens que evidencia o tempo e o lugar significados pelo olhar perspicaz e multifacetado do autor. Tais elementos que à primeira vista parecem regionais não o são, pois, em verdade, refletem angústias, dúvidas, certezas comuns.
Antes, ora ecoam a rusticidade e perspicácia da ambiência, ora a ingenuidade dos indivíduos puros e benevolentes de espírito, e nesta dualidade projetam um cenário real das terras do sul baiano. No plissado do tempo que insiste em se revelar, o espaço e os personagens refletem a sua universalidade tecidos na musicalidade cadenciada da prosa poética.
Estruturado em contos sem marcação temporal – pois os registros não são datados e podem ocorrer em lugares não significados espacialmente – tendo em vista a sua abordagem universal.
As estórias que se revelam histórias vão ligando pessoas, lugares e discursos, todos amalgamados pelo fio condutor da narrativa.
Maria Laura de Oliveira Gomes
Professora aposentada de Teoria da Literatura e de Literatura Brasileira
no Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,
Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC
Autor: Adylson Machado
ADYLSON Lima MACHADO, nasceu em Monte Alegre da Bahia (atualmente Mairi). Reside em Itabuna. Advogado e professor, leciona Direito Municipal e Direito Financeiro no Curso de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em Ilhéus.