Humanus em Prosa & Verso é um texto de Reflexão e de Poesia.
É um diálogo sobre a vida e a existência. Aqui dois olhares se unem em interpretação querendo compreender um pouco mais o que somos, um pouco mais sobre nossos caminhos e horizontes. Estamos frente a um esforço de duas formas de expressão (a narrativa e a poesia) procurando pontos de lucidez capazes de melhor clarificar o ser que somos, como se buscando dados para fazer a vida ganhar mais leveza, num exercício de desenvolvimento da capacidade de ver com certa nitidez a realidade, esse nosso universo de seres e coisas de que somos parte e onde atuamos para viver.
Os textos de que se compõem este livro deseja ser, tão-somente, uma janela que se abre a discussão de diferentes temas, aqui tocados levemente em seus fundamentos, na esperança de que os leitores se interessem em alargar os estudos dos assuntos examinados, no que haverá um ganho geral, porque o conhecimento se ampliará.
Humanus em Prosa & Verso, como se poderá observar, carrega em si uma ambição maior, a de ser um portal para o conhecimento, uma abertura onde se estimula a passagem para um estágio mais alentado do saber.
Autor: Antonio Pereira Sousa
Antonio Pereira Sousa – Funcionário aposentado do Banco do Brasil e da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Especialista em História e Filosofia pela PUC- MG e mestre em História Social pela PUC-SP.
Autor: Cláudio Zumaêta
Natural de Canavieiras, Bahia, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL – BA) e pós-graduado em Administração Pública com Ênfase em Administração Municipal. É também graduado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – BA) e pós-graduado em História do Brasil pela mesma Instituição de Ensino Superior. É ainda professor de História em vários Colégios do eixo Itabuna/Ilhéus e articulista dos Jornais AGORA (Itabuna – BA), DIÁRIO DE ILHÉUS (Ilhéus – BA), DIÁRIO BAHIA (Itabuna – BA), além do site MERCADO DO CACAU. Esteve à frente da Loja Maçônica Mahachoan (Camacan – BA) entre 1997 e 1999. Participou do Projeto Cultural/Musical Bahia Singular e Plural (2000). Publicou “Cacauicultura: a Ceplac e a vassoura de bruxa em Camacan”, pela EDITUS (UESC, 2007), teve poemas publicados na “antologia Poética: Cânticos a Itabuna centenária” (2010), pela Via Litterarum, além do livro de contos “Pedra por Pedra” (2012) publicado pela Mondrongo. É membro da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL).