São contos breves os que são enfeixados no volume Fissuras e rupturas: verdades, pungentes e densos. Alguns apresentam um discurso que no seu espaço curto realizam-se sob alto grau de tensão, o personagem pulsa sentimentos e nervos no instante crítico do drama.
Formados por fragmentos que se associam em forte nível de concentração discursiva, ouotros tornam visível a ideia de ruptura ou fissura que emerge do drama inusitado ou frequente na vida.
Nesses contos que recriam a vida através do micro, o discurso do narrador e do personagem pensante fundem-se incisivos em cada lance do que está acontecendo, resvalando o fato que repercute na realidade subjetiva ou vice-versa.
Autor: Cyro de Mattos

Nasceu e reside em Itabuna, Sul da Bahia. Contista, poeta, romancista e cronista. Publicou 51 livros, para adultos e para crianças. Tem livros pessoais publicados em Portugal, Alemanha, França e Itália. Para crianças e jovens publicou, entre outros, O Menino Camelô, Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes, Oratório de Natal, O Circo do Cacareco, Histórias do Mundo que Se Foi e Outras Histórias, Prêmio Adolfo Aizen, da UBE (Rio), O Menino e o Boi do Menino, O que eu vi por aí e Roda da Infância. Com o poema “O Menino e o Mar” foi um dos vencedores do V Concurso Poético Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget de Almada, Portugal.