São contos breves os que são enfeixados no volume Fissuras e rupturas: verdades, pungentes e densos. Alguns apresentam um discurso que no seu espaço curto realizam-se sob alto grau de tensão, o personagem pulsa sentimentos e nervos no instante crítico do drama.
Formados por fragmentos que se associam em forte nível de concentração discursiva, ouotros tornam visível a ideia de ruptura ou fissura que emerge do drama inusitado ou frequente na vida.
Nesses contos que recriam a vida através do micro, o discurso do narrador e do personagem pensante fundem-se incisivos em cada lance do que está acontecendo, resvalando o fato que repercute na realidade subjetiva ou vice-versa.
Autor: Cyro de Mattos
Cyro de Mattos nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, é autor de 65 livros pessoais, de diversos gêneros. Publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México e Estados Unidos. Conquistou o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, em 1970, com Os Brabos, novelas, Menção Honrosa do Jabuti em 1988, com Os Recuados, contos, e o Prêmio de Romance do Pen Clube do Brasil, com Os Ventos Gemedores, em 2017. Membro das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Foi distinguido com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Vereadores de Salvador. Também premiado em Portugal, Itália e México.