Com detalhes e sutilezas que só quem vem do sertão conhece, Raimundo Gomes costura, a cada página, uma trama. Como um cesto bem amarrado, essa trama fi rme carrega histórias de homens e mulheres, bichos, seca e romance. Histórias de saudade e devoção, dominação e liberdade, ingenuidade e paixão.
A história que você tem em mãos, não se engane, é uma história de amor. Do amor do homem pela natureza, devotado, cuidadoso, reverenciando seu lugar, a origem do seu delicado universo. E do amor da natureza pelo homem, generosa ainda que na escassez de recursos. Mãe, ainda que dura.
Mas as histórias de amor nunca são estradas lineares e planas. O rumo que você está para seguir é árido. Há malícia, crueldade, gente ardilosa e cobra. Muita cobra. Histórias de homens subjugados, mulheres de reputação e injustiça. Elementos que se entrelaçam numa costura sem pontas soltas.
Apesar de inserido num contexto histórico e político vivido pelo Brasil na primeira metade do século passado, Estradas e Cancelas é um livro atemporal. O primeiro romance de Raimundo Gomes (também autor de “Nas Brenhas da Caatinga, às margens do Rio Sacraiú” e “Alpendres e Varandas”) nos carrega para uma viagem no tempo e no espaço, uma viagem quase visual. Encontre uma sombra, um lugar confortável e deixe que, em silêncio, as páginas desse livro te contem uma apaixonante história do sertão”.
Autor: Raimundo Gomes
osé Raimundo Ferreira Gomes, natural de Riachão do Jacuipe – Bahia, nasceu em 1946. De formação técnica em Administração, cursou Relações Públicas em São Paulo e Administração de Pessoal e Previdência Social no SERFHAU em Brasília. Hoje vive em Salvador junto à sua estruturada família, ainda com diletante compromisso na área rural.