Caros leitores, seguiremos no transcorrer do texto buscando desvelar como ocorrem as relações entre a instituição escolar e a emergência dessa nova era digital, das novas mídias e de relações virtuais e, nesse cenário, como se localizam e se ambientam docentes e alunos. A proposta é, ao entender alguns aspectos desse novo mundo, visibilizar a nova estrutura social, apontando, a partir dos próprios agentes que a compõem, algumas alternativas para tornar mais tranquilas as relações existentes, de modo a diminuir o abismo entre a escola e os seus nativos digitais.
Sem dúvida, o computador é uma ferramenta imprescindível na transmissão de conhecimentos, de múltiplas possibilidades, por permitir acessá-lo por meio de imagens, textos escritos, vídeos, redes sociais, dentre outros elementos, que se amplificaram com a invenção da internet. Sabe-se que existem laboratórios de informática em um grande número de escolas, contudo, é correto afirmar também que, por vezes, tornam-se subutilizados, seja por falta de assistência e manutenção técnica, seja porque os professores ainda não estão seguros quanto ao modo de utilizar o computador e a internet.
Autora: Lilian Lima
Mestra em Educação, Sociedade e Culturas pela (UEFS); Especialista em Filosofia Contemporânea pela (UESC); Psicomotricista pela Faculdade Visconde de Cairú; Licenciada em Filosofia (UESC). Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Orientação Contemporânea (SPOCB) e Palestrante da área de Educação. Autora do livro Escola não é circo, professor não é palhaço: intencionalidade e educação – WAK Editora (2011) 3ª edição, organizadora e co-autora do livro Por dentro da Educação Infantil: a criança em foco – WAK Editora (2010). Co-autora do Livro: Diálogos Grápiunas: reflexões sobre a diversidade (2016).
Autora: Larisse Andrade
Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Epistemologia e Fenomenologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Professora voluntária de Filosofia no Pré Universitário (PréAfro).
Autora: Rita de Cácia Santos Teles
Psicanalista (Sociedade Brasileira de Psicanálise em Intensão e Extensão -SOBPIEX – (Itabuna BA 2016), Gestora de Recursos Humanos (Faculdade de Ilhéus – Ilhéus BA 2012), Especialista em Psicologia Educacional (FACSUL – Itabuna BA 2009), Pedagoga (URCA – Crato CE 2006). Professora Coordenadora Educacional da Rede Pública Municipal de Ensino – Una – BA, Palestrante na Área de Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal, Psicanalista na Clínica Especializada Persona – Itabuna BA, Atendimento Voluntário Especializado em Gestão de Pessoas na Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Una BA.
Autora: Simone Santos Pereira
Psicomotricista Clínica (Instituto ISEO – Itabuna/BA 2013), Psicopedagoga Institucional, Clínica e Hospitalar (FACCEBA – Salvador/ BA 2011) Pedagoga (UNOPAR – Itapetinga/ BA 2008). Orientadora Educacional da Rede Municipal de Ilhéus-BA, Professora Educacional da Rede Municipal de Firmino Alves-BA, Assessora Pedagógica da Empresa CTPI (Consultoria & Treinamento Pedagógico Institucional) e Psicopedagoga Clínica da APAE de Itororó-BA.