Quem não quer segurança na vida? Segurança em casa, no carro, na rua. E – por que não – segurança no trabalho? Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte de nossas vidas. Muitas vezes até mais do que com a família, cujo sustento é nossa responsabilidade e motivação maior.
Por outro lado, quem quer ficar em casa (“férias forçadas”) por causa de um acidente de trabalho, “encostado”, vivendo – se é que isso é vida – de benefício da Previdência, submetido a perícias médicas? Ficar parado, se tratando, convalescendo, esperando ansiosamente para voltar à ativa – isso quando essa volta é possível, naturalmente. São riscos que se corre, mas que não é preciso necessariamente correr. Ou, pelo menos, não correr tanto como temos observado em cenários de valoroso labor por esse Brasil afora. E, quando falamos em valor, estamos falando do que vale mais do que tudo: a vida humana. Pois é justamente disso que trata esse livro: de preservar a integridade física e moral do trabalhador. Aí o leitor pode perguntar: “Mas o que tem esse livro que outros não têm?”. A resposta vem de pronto e numa só palavra: Endomarketing.
Ao contrário do Marketing tradicional, voltado para fora, o Endomarketing é voltado para dentro da organização. Ou seja: para os colaboradores. Suas ferramentas – em especial a Comunicação Empresarial – são capazes de promover o espírito de engajamento dos colaboradores, levando a uma jornada de trabalho bem sucedida que se mede pelo aumento da segurança e, consequentemente, pela redução dos acidentes de trabalho. Graças a este livro pode-se afi rmar que, com segurança, é perfeitamente possível se viver melhor. Quem ler, verá.
Autor: Júlio Jacobina
Júlio Jacobina é formado em administração de empresas, especialista em Recursos Humanos, conferencista, palestrante e escritor. Frequentemente, é convidado para a televisão TV a cabo (canal fechado) para abordar temas voltados à área de Recursos Humanos como: Endomarketing, Liderança e Assédio Moral.