O autor reúne, neste livro, registro escrito das suas próprias palavras, destinadas às pessoas cultas, que reputo como essência da erudição, com destaque para mestres espirituais, cientistas, filósofos, educadores, líderes sociais, pessoas de negócios, religiosos e, enfim, para os que encontram no conhecimento a “necessidade” da leitura, essência da sabedoria, que aqui está agrupada de modo variável, comprimida e de conformidade com a técnica de orientar a aprendizagem. Os mestres têm nos dito, amiúde, que a leitura é o primeiro movimento importante no rumo do autoaperfeiçoamento, enquanto esta obra intelectual, de fácil transporte, é fonte de informações de indiscutível valia, ainda que cientistas e filósofos, como Albert Einstein, afirmem que a imaginação é mais importante do que o conhecimento. Ler, caros leitores, é alimentar a mente.
Este maravilhoso trabalho intelectual, publicado em forma de livro, consigna no seu término a apresentação de diversas poesias do autor, que poderão ser adicionadas ao hábito salutar de lê-las nos intervalos das leituras dos demais textos, incorporando-as ao processo de aprendizagem e memorização, indispensáveis para concretização do aprendizado. “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo” (Joseph Addison). Não nos esqueçamos o que do livro nos disse Camilo Castelo Branco: ”Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora”. Obviamente, todos tenderão pela escolha do livro aberto.
Autor: Paulo Sérgio Bomfim
Advogado, Graduado em Filosofia pela UESC, com habilitação para a docência em Filosofia, Psicologia e Sociologia; Especialista em Direito Processual Civil e Psicopedagogia; Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professor do Curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) em Itabuna – Bahia e da Faculdade Madre Thaís em Ilhéus (BA); membro acadêmico da AGRAL – Academia Grapiúna de Letras de Itabuna, onde ocupa a cadeira no. 40; membro acadêmico fundador e atual Presidente da ALJUSBA – Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia, onde ocupa a cadeira de no. 05. Autor do livro “Elucubrações Esparsas – A Cotidianidade Ontologicamente Ressignificada”.