Ecos de Lourenço

R$45,00

Fora de estoque

Detalhes

Peso 0.150 kg
Dimensões 16 × 23 × 2 cm
ISBN

978-85-8151-080-4

Edição

Ano de publicação

2013

Nº de Páginas

540

Idioma

Português

Sobre o autor

Janete Ruiz de Macêdo

Janete Ruiz de Macêdo

Historiadora licenciada pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora pela Universidade de Leon, Espanha, é professora Titular Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus. Atua na área de História com os temas: patrimônio, religião cidade, cultura e preservação. Implantou em 1989 o “Ciclo de Estudos Históricos” - evento extensionista mais tradicional da UESC. Fundou o Centro de Memória Regional da UESC - CEDOC, 1993; o Centro de Memória Teosópolis - CMT, 2013 e o Centro de Memória dos Batistas Baianos - CMBB, 2016. Coordena o projeto de extensão “Implantação e Implementação de Arquivos e Museus” do qual tem apoiado a organização de arquivos municipais em diversos municípios da região e a reestruturação do Museu Amélia Amado- Itabuna. Diretora da Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista Teosópolis, da qual é membro. Professora colaboradora do Seminário Teológico Batista do Nordeste - STBNE. Sócia efetiva do Instituto Geográfico e Histórico de Ilhéus e sócia correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Membro da Academia de Letras de Itabuna - ALITA, ocupando a cadeira nº 26. Membro fundadora da Rede Ilhéus de Museus. Pernambucana de nascimento e itabunense por adoção, membro da Igreja Batista Teosópolis é casada com o Professor e Diácono Aurélio Farias de Macêdo, têm quatro filhos (Cecília, Carolina, Ciro e Cid) e dois netos (Caio e Clarice) Atualmente tem se dedicado ao Grupo de Pesquisa História e Religião do qual essa obra é fruto.

O Centro de Memória Teosópolis – espaço de pesquisa dedicado ao grupo sócio-religioso evangélico, que tem sido pouco estudado na nossa realidade cultural e que começou a marcar a alma do povo brasileiro a partir do advento da República, tendo-se expandido por todos os rincões do País – no intuito de cumprir sua missão de promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural evangélico e também afirmar sua presença na cultura regional, traz ao público, na forma de livro, um dos seus tesouros.

Intitulamos a obra “ECOS DE LOURENÇO”, por tratar- se de uma seleção de reflexões e mensagens escritas semanalmente pelo Pastor Hélio Lourenço da Silva, ao longo de trinta e seis anos de sua brilhante trajetória pastoral na Igreja Batista Teosópolis. Essas mensagens que, nesse período, a cada domingo, os membros, congregados e visitantes, ao chegarem ao templo, recebiam e continuam a receber, em suporte de papel, ecoam em nossos corações e ressoam em nossos ouvidos, são a voz do pastor a conduzir suas ovelhas, mesmo quando distantes da sua presença.

Esses Boletins Dominicais, como assim intitulamos, foram guardados zelosamente, no decorrer do tempo, em gavetas, pastas, estantes, armários e, porque não dizer, em baús e agora reunidos compõem uma coleção de 1.508 exemplares, que recebeu adequado tratamento arquivístico, ou seja, foi higienizada, inventariada, ordenada e arranjada segundo os critérios temático e cronológico.

Dessa forma, os documentos foram organizados em sete grandes grupos temáticos – Vida Cristã, Datas e Festas Comemorativas, Serviço Cristão, Igreja, Cristianismo e Cidadania,Educação Cristã e Doutrina – que refletem as preocupações pastorais e as necessidades espirituais da Igreja Batista Teosópolis.

Neste primeiro volume, disponibilizamos as mensagens classificadas nos dois primeiros grupos. Esperamos que os caros leitores aproveitem bem essas reflexões, deixem que elas possam repercutir, retumbar,ou seja, ecoar em seus corações.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ecos de Lourenço”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *