Este livro foi escrito para o professor que ensina Matemática na Educação Básica. Apresenta sequências de ensino de Estatística que promovem o desenvolvimento do pensamento estatístico, na perspectiva do letramento estatístico, focando a formação conceitual e fi ncando os alicerces, ainda que informalmente, dos conceitos e dos procedimentos mais complexos da Estatística, privilegiando a participação ativa dos alunos. As sequências utilizam as ferramentas do “Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico – AVALE”. O livro está dividido em quatro partes. Na primeira, “Refl exões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica”, tecemos algumas refl exões sobre o papel da Estatística na formação para a cidadania e no desenvolvimento do pensamento científi co; na segunda, “Vivenciando a Estatística”, expomos cinco sequências de ensino e damos sugestões de outras sequências; na terceira, “Para saber mais”, apresentamos formalmente alguns conceitos e procedimentos que permeiam as sequências de ensino; e, na quarta, apresentamos o AVALE, desenvolvido pela maioria dos autores desta obra.
Autora: Irene Mauricio Cazorla
Doutora em Educação Matemática pela UNICAMP e pós-doutora pela PUC-SP. Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Pesquisa na área de Educação Estatística.
Autora: Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017).