Este livro discute possibilidades de articulação entre os conceitos de gramática, gêneros textuais e análise linguística levando em conta ações colaborativas para as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa (LP). Mostra como esses conceitos estão mobilizados no processo de ensino-aprendizagem de LP e como os estudos do campo da Linguística, mais atuais, estão se manifestando sobre a formação docente e, por conseguinte, a prática pedagógica. Mais especificamente, como o ensino da gramática vem sendo tensionado, debatido e construído nas teorias linguísticas e como os professores de língua e os estudantes têm se pronunciado com relação a essa fala que é exterior à escola e, ao mesmo tempo, está presente na atividade discursiva e, quiçá, na prática docente. Mediante uma abordagem colaborativa aposta-se no diálogo entre a teoria e a prática como contribuição para o processo de conscientização acerca do que permeia a atuação pedagógica no ensino de LP. O momento requer propostas que, como esta, ultrapassem o âmbito do diagnóstico no campo da pesquisa em Educação. Importa que elas se confi gurem como práticas mediadoras da vontade e do desejo docente pelo estudo e pela reflexão.
Autora: Elane Nardotto
Mulher, Mãe de Anita e Tarsila, professora, feminista fortalecida pelo sagrado feminino, terapeuta reikiana, Doutora em Educação, Professora do IFBA, Escritora.