Diálogos Grapiúnas: reflexões sobre a diversidade

R$30,00

Fora de estoque

Detalhes

Peso 0.300 kg
Dimensões 15 × 22 × 0.8 cm
ISBN

978-85-8151-111-5

Edição

Ano de publicação

2016

Nº de Páginas

220

Idioma

Português

Sobre o autor

Cássia Marly Moreira dos Santos Barros

Cássia Marly Moreira dos Santos Barros

Especialista em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; licenciada em Letras pela mesma universidade, professora das redes públicas de educação municipal de Itabuna e estadual da Bahia.

Rita de Cássia Carvalho Lima

Rita de Cássia Carvalho Lima

Licenciada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; professora das redes públicas de educação municipal de Itabuna e estadual da Bahia; atuou como técnica-pedagógica da Diversidade Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna-BA (2005-2012).

Os diálogos acerca da diversidade étnica e cultural no Brasil evocam a Constituição Federal brasileira desde o seu preâmbulo que assegura os direitos sociais e individuais, a igualdade, a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.

A igualdade constitucionalmente defendida é tanto formal quando material. Esta impõe ao Estado o dever de reconhecer que há diferentes pessoas e diferentes grupos sociais em nosso país, para não os tratar como iguais.

Nesse sentido, as discriminações positivas, enviadas por meio de ações afirmativas, demonstram que os diferentes grupos sociais estão sendo vistos em suas diferenças e, com efeito, está-se trazendo a outorga de oportunidades às minorias sociais.

Apesar de ações afirmativas serem implantadas, a esse respeito, dentre elas as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, muito ainda se tem por fazer. A partir de experiências e estudos, buscou-se defender a voz, a vez e o lugar de algumas minorias sociais, tratadas nesse livro, reafirmando seus direitos constitucionalmente garantidos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Diálogos Grapiúnas: reflexões sobre a diversidade”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *