Este livro expõe relatos de viagens que mais se assemelham a crônicas do dia-a-dia, descritos de tal forma que beiram a epopeia. São fragmentos da vida cotidiana de um propagandista-vendedor viajante que viveu suas peripécias há três décadas, recheados de humor e que, ao mesmo tempo, encerram conteúdo extremamente sério, inclusive com analogias entre o passado e o presente da medicina no Brasil, quando ressalta os “sacerdotes da medicina” que conheceu, dando a César o que é de César (et quae sunt Caesaris Caesari).
O autor, com um conhecimento a respeito do assunto e uma experiência de quase duas décadas vivenciando od problemas na área da saúde, emite opiniões críticas a respeito dos variados elementos que compõem esse complexo e intrincado edifício que é o da “saúde” no Brasil, expondo as virtudes e defeitos dos diversos compopnentes do mesmo.
Autor: Humberto Cavalcante
Humberto Costa Cavalcante nasceu no dia 16 de julho de 1944, em Ilhéus(BA), onde residiu até 1966. Trata-se de um self made man. Em razão da pobreza em que vivia, deu os primeiros passos nos estudos em sua própria casa, auxiliado por seus pais, amigos e parentes. Depois, estudou no Ginásio Alfredo Dutra (Itapetinga-BA), Instituto Municipal de Educação (Ilhéus-BA), Escola Técnica de Comércio e Colégio Firmino Alves (Itabuna-BA), Colégio Carvalho de Mendonça (Rio de Janeiro-RJ), Colégio Estadual Carneiro Ribeiro – Central, UFBA e ICBA (Salvador-BA), e Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/Itabuna-BA).