Contemplativo é ponto de partida e plataforma para voos nas alturas. Tomo de empréstimo frase emblemática de Belchior que encerra a obra, resumindo-a e alçando-a para além do enunciado do título: “enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto…”, eu poetizo, diria Rafael, eu também digo “não”, conscientizando, organizando, reunindo, abrindo espaços, celebrando a arte da palavra, abrindo microfones e palcos. Eu também digo “não”, nos diz o poeta, mas tecendo sonhos e caminhos, na perspectiva da poesia, para além da contemplação.
Autor: Rafael Gama Moreira
Rafael Gama Moreira é o idealizador do Alvorecer Poesia, projeto que tem como objetivo promover encontros poéticos (presenciais e virtuais) a partir da gravação, edição e publicação de poesias, músicas e diversas outras formas de expressão artística e cultural, os quais são veiculados na plataforma digital Instagram, através do endereço eletrônico @alvorecer.poesia
Natural de Itapetinga-BA, Rafael foi acolhido como filho em Itabuna-BA, onde vive há mais de duas décadas. É professor, poeta e produtor cultural, graduado em Geografia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Atualmente, é doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Atua como professor da rede pública e tem experiência e longa trajetória docente também na rede privada de ensino da região Sul da Bahia.