Luiz Americo supera alguns paradigmas que comumente assolam a historiografia da música, dedica-se ao universo popular, sem reforçar as perspectivas românticas, nacionalistas ou folclóricas, captura as novas representações musicais populares surgidas com o processo de urbanização e desenvolvimento tecnológico na passagem dos séculos XIX e XX e busca afastar-se da concepção de tempo linear e ordenado, em que os artistas, gêneros, estilos e escolas sucedem-se mecanicamente. Apesar do toque biográfico, os compositores e intérpretes baianos, não são apresentados como figuras extraordinárias e os únicos capazes de realizar a obra, ou seja, o gênio criador e realizador, tão comum à historiografia tradicional. No seu trabalho percebe-se como se instituem as relações culturais e sociais em que se acomodam elementos de gestação de uma dada música/canção urbana e da vida do autor. Assinala, ainda o advento da indústria fonográfica, no início do século XX, como elemento capaz de transformar a musica popular em produto, alterando seus espaços e ampliando a sua fruição.
Autor: Luiz Américo Lisboa Junior
Baiano de Salvador, é historiador, pedagogo, escritor e pesquisador da história da MPB com 4 livros publicados, A presença da Bahia na MPB, 81 Temas da MPB, Compositores e intérpretes baianos, de Xisto Bahia a Dorival Caymmi e MPB em textos, história e crítica. Ministrou cursos, seminários e palestras em várias instituições culturais e de ensino superior do Brasil. É sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.