A obra “Carnaval de Itabuna, Memória, Identidade e Turismo”, de Rodrigo Muniz Ferreira Nogueira, ambientada no campo das manifestações culturais, recorta uma temática amplamente estudada nos dias de hoje – a festa. Segundo Maria Cristina Rosa (2004), busca-se através do estudo desse fenômeno social a compreensão de identidades nacionais, usos e costumes, hierarquias sociais, relações mercadológicas, práticas de encontro, formas de sociabilidade, culturas de grupos, modos de consumo, redes de relações sociais e econômicas, dentre outros aspectos. O carnaval é objeto desse estudo, reconhecida como a festa popular brasileira mais famosa e definida na Enciclopédia The Grolier Multimedia como celebração que combina desfi les, enfeites, festas folclóricas e comilança, que é comumente mantida nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma.
Como qualquer expressão cultural o carnaval se transforma, se transmuda, se ressignifi ca e é constantemente ressignificado e reapropriado. O trabalho em pauta busca apresentar um estudo analítico das transformações ocorridas nos festejos carnavalescos na cidade de Itabuna, partindo da hipótese que os processos de identidade cultural e representações culturais estão sendo impactados negativamente pelos efeitos comunicacionais da modernidade, principalmente no que tange aos eventos populares, contribuindo para o aceleramento do processo de descontextualização dos valores tradicionais, implementando a espetacularização da cultura e demonstrando a importância dessas expressões na atratividade turística. O autor desenvolve o trabalho através de quatro capítulos: no primeiro, apresenta discussão teórica à luz da relação do global e do local, buscando explicitar o processo ocorrido com as territorialidades tradicionais a partir dos efeitos da globalização pautado nas abordagens sobre cultura, identidade e memória sem se afastar da vinculação com o turismo cultural. No segundo, baseado em consistente revisão de literatura, traça histórico do folguedo carnavalesco no espectro global para desaguar nos casos Brasil e Bahia, argumentando de forma continua as transformações da festa e suas contribuições para formação do corpo identitário nacional e regional; no terceiro, se ocupa da contextualização histórica da cidade de Itabuna e sua consolidação como polo econômico regional, capaz de atrair continuamente recursos e pessoas. No quarto e último capítulo, utilizando-se da técnica da história oral temática, produz rico acervo documental, depositado sob a forma de doação no CEDOC/UESC, que juntamente com as pesquisas realizadas em fontes hemerográfi cas permitiram ao autor produzir um estudo assaz consistente do cotidiano da festa carnavalesca da cidade de Itabuna. Baseado em fontes primárias inéditas trouxe rica contribuição para os estudos históricos, em especial para o campo da História Cultural que se preocupa com o cotidiano das festas.
Autor: Rodrigo Muniz Nogueira
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão (UESC), Especialista em Comunicação Organizacional (Faculdade Dois de Julho) e Mestre em Cultura e Turismo (UESC). Professor e Coordenador dos cursos de graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e da pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Organizacional da Unime Itabuna.