O objetivo do livro, é promover uma alerta, aos supostos herdeiros da Terra, para uma mudança de atitude no seu dia a dia, valorizando e aprendendo com a Natureza, que momentaneamente lhes pertence, mas que é uma herança de sucessivas gerações – pais, filhos, netos e descendentes.
De forma compacta no uso dos conhecimentos, cutuca a memória dos idosos e estimula a curiosidade dos mais jovens, evidenciando as belas lições que nos são dadas pelas plantas, pelos animais, pelos microrganismos e por toda a natureza, em favor da preservação dos seres vivos e dos ambientes naturais, com ênfase na importância e no valor da vida.
Este é um livro preparado para servir de consulta permanente e de revisão da conduta de cada um dos seus leitores e do seu “modus vivendis”, em benefício próprio e de toda a sociedade humana.
Autor: Altenides Caldeira Moreau
Altenides Caldeira Moreau – (1937), é natural de Prado-Bahia, fez o curso primário na Escola Presbiteriana de Prado. Saiu para Salvador e fez o ginásio e o científi co em Salvador. Diplomou-se em Agronomia pela Escola Agronômica da Bahia, em 1962. Cursou de Mestrado em Administração de Sistemas Educacionais, IESAE, /FGV/ RIO DE JANEIRO, 1980). Fez diversos cursos de especialização, sobretudo na área de educação. Foi Diretor da Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC, em Uruçuca, Bahia (1974 – 1978); Assessor de Educação da CEPLAC/FESPI, em Ilhéus, Bahia; Foi Professor e Vice-Diretor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Depois de aposentado da CEPLAC, ingressou na UESC como Professor. Terminado o vínculo, com aposentadoria em tempo parcial, passou a viajar por este mundão de meu Deus e escrever artigos jornalísticos do cotidiano, sobretudo relacionados à sua especialidade. É casado com a também Engenheira agrônoma Abigail, com quem edifi cou uma família constituída de 2 fi lhos (Maurício e Luciana) e 2 netos (Pedro e Laís).
Autor: Luiz Ferreira da Silva
Luiz Ferreira da Silva é natural de Coruripe, Al, onde fez o curso primário no Grupo Escolar Inácio de Carvalho. Mudou-se para Maceió e concluiu o chamado científi co no Colégio Estadual de Alagoas. Prestou vestibular na UFRRJ e graduou-se Engenheiro Agrônomo em 22 de dezembro e 1962. Especializou-se em Solos Tropicais e prestou serviços como pesquisador no Centro de Pesquisas do Cacau, CEPLAC, na Bahia, onde foi Diretor por 3 anos e posteriormente, diretor da CEPLAC-Amazônia. Realizou diversas viagens ao exterior para participar de eventos e missões técnicas. Publicou 75 trabalhos técnicos e científicos, bem como 6 livros técnicos sobre Levantamentos pedológicos, Recursos Naturais e Manejo de solos. Depois de aposentado, passou a prestar consultorias para órgãos de pesquisas e instituições de ensino. É casado com a Sra. Airma Tenório Ferreira, com a qual edificou uma família: 3 filhos (Luiz, Ana Luiza e Luciana Maria); 7 netos (Gabriela, Bruno, Rodrigo, André, Maria Luiza, Lucca e Mariana) e 2 bisnetos (Cecília e Thiago).