A Antologia Alvorecer Pétalas e Lâminas é mais uma iniciativa do Movimento Cultural Alvorecer em parceria com a Editora Via Litterarum, através do projeto de inclusão Via Caminho das Pedras. Idealizada por Rafael Gama, esta é a quarta antologia Alvorecer, porém, é a primeira cujos textos foram exclusivamente escritos e organizados por mulheres.
A ideia de reunir textos de mulheres, embora não seja nova, ainda é muito necessária. Primeiro, porque precisamos continuar sendo representadas e representando a literatura. Segundo, porque uma antologia feminina abre espaço para o diverso existente na experiência de ser ou se tornar mulher. Isto foi evidenciado nos textos recebidos. Todos eles entendidos como pedras preciosas que, lapidadas ou não, têm muito valor em si: o valor de cada uma de nós.
Esta primeira edição conta com poetas já reconhecidas, com livros publicados, o que nos alegra muito. Porém, a possibilidade de revelar novas “escrevedeiras” é muito animadora. São mulheres com idades entre 18 e 80+, de todas as cores, de várias realidades socioeconômicas, de diversas orientações sexuais, de várias cidades e até de outros estados. Cada uma revelando o seu olhar sobre o mundo, sobre suas vivências, suas lutas, seus corpos e suas relações.
Como todas as nossas antologias, uma personalidade da literatura regional é homenageada. A poeta que abre os nossos trabalhos e recebe a nossa homenagem é uma mulher que representa toda essa diversidade que se apresenta nesta edição. Ela, que traz todas em si e tem amor pelas artes, é multiartista e se destaca na literatura de cordel. A nossa mestra da cultura popular, Janete Lainha.
Organizadora: Carmem Camuso
Carmen Camuso é mulher, mãe, avó, feminista e formada em psicologia, com mestrado em Ciências da Saúde. Vive em Itabuna desde 1981. Fez teatro, na década de 80, no Grupo Teatral Itabunense, sob direção de Aldo Bastos. Em 2023 integrou-se ao Movimento Cultural Alvorecer, atuando como atriz, poeta e produtora cultural. Atualmente, compõe o Conselho Gestor desta associação.