O livro que o leitor tem em mãos se apresenta como um conjunto de textos poéticos que dialogam com a pluralidade de inspirações encontradas em minha chegada ao universo do Axé. Os poemas que o compõem, formam o que penso ser o primeiro volume de uma trilogia que acompanhará a citada jornada, foram escritos quando das etapas iniciais do abianato no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, Terreiro de Candomblé, da tradição nagô-ijexá, situado em Itabuna-BA.
Quanto ao título da obra, Abiã é termo que designa o aprendiz, o noviço, o recém chegado ao Candomblé. Mais que isso, é estado de espírito que deve envolver quem se aproxima do sagrado, quem se coloca na dinâmica do encantamento da existência.
Autor: Rafael Gama Moreira

Rafael Gama Moreira é o idealizador do Alvorecer Poesia, projeto que tem como objetivo promover encontros poéticos (presenciais e virtuais) a partir da gravação, edição e publicação de poesias, músicas e diversas outras formas de expressão artística e cultural, os quais são veiculados na plataforma digital Instagram, através do endereço eletrônico @alvorecer.poesia
Natural de Itapetinga-BA, Rafael foi acolhido como filho em Itabuna-BA, onde vive há mais de duas décadas. É professor, poeta e produtor cultural, graduado em Geografia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Atualmente, é doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Atua como professor da rede pública e tem experiência e longa trajetória docente também na rede privada de ensino da região Sul da Bahia.