Após viajar a Europa, o norte da África, o Oriente Médio e a Ásia, Pedro Alaim isolou-se a fi m de concentrarse por inteiro em Amor Absoluto (a “pedra angular” de sua expressão artística). Durante a “Teodicéia” (a execução desse projeto), ele estudou Literatura, Filosofi a e Religião pormenorizadamente, mapeando a maioria das sistematizações que mais precisamente retrataram (e, por consequência, influenciaram) a Humanidade.
Citando Literatura como exemplo, Pedro Alaim esquadrinhou Homero, Virgílio, Dante, Camões, Shakespeare, Goethe…; Cervantes, Dostoievski, Tolstoi, Fernando Pessoa, Joyce, Guimarães Rosa… Ou seja, a profunda intimidade da auscultação gerou um texto que será publicado por partes (para melhor absorção do trabalho), sendo A Mar a primeira ou o fundamento.
Considerada como o “coração” da obra, A Mar é uma apoteose literária, um texto em que o simples e o profundo estão fundidos numa medida raramente atingida pela consciência poética. Parafraseando o autor, poderse-ia afirmar que A Mar “é o carnaval mais sutil que existe, ou o máximo de ardência que essa sutileza possa ser”.
Autor: Pedro Alaim
Mestre em Literatura e Cultura (UFBA) e doutorando em Literatura e Cultura (UFBA). Publicou A Mar (Via Litterarum, 2009). Entre os trabalhos pautados na relação literatura? música, destacam-se ensaios, artigos, capítulos de livro, apresentações, aulas e a dissertação Múltiplos Campos: um projeto polifônico?