José da Silva – nascido e criado no Recôncavo Baiano, desempregado e desiludido da vida –, após uma bebedeira, rola ribanceira abaixo com a bicicleta de sua mulher, Zefinha. O resultado, como já era de se esperar, não é outro senão a morte.
Sem notar que já não mais faz parte do mundo dos vivos, Zé da Silva tenta reconquistar a atenção de sua mulher e passa a atender aos seus estranhos pedidos, realizando uma série de incríveis milagres.
Ao ser levado para o Céu, por dois anjos, acaba se tornando estagiário de santo. Acreditando tratar-se de uma “molequeira” (do baianês, brincadeira), o personagem leva tudo na farra e acaba criando uma tremenda confusão na Câmara Celestial, tirando a paciência do seu tutor, o dedicado Santo Expedito.
As expressões em baianês (com tradução no pé da página) dão um toque especial a esta ficção de humor que muitos afirmam ser a mais pura verdade.
Autor: Silvino Bastos
Silvino Bastos é criador do portal literário Autores & Leitores (www.autoreseleitores.com) e autor dos seguintes livros: A incrível história de São José… da Silva (Salvador-BA: Livro. com, 2009); Dominando o Raio (Itabuna-BA: Via Litterarum, 2010); e Isolda Quental e a Longa Jornada (Itabuna-BA: Via Litterarum, 2010).