A segunda posse de Cyro de Mattos como membro da Academia de Letras da Bahia, desta vez como efetivo, constituiu uma memorável noite de gala e de culto aos valores da inteligência, no Palácio Góes Calmon.
A biografia intelectual de Cyro confere-lhe o galardão como um dos mais fecundos escritores brasileiros de sua geração, vocação que despontou muito cedo, quando se ouvia sua voz adolescente ecoar nos corredores do Colégio da Bahia, declamando textos de escritores de sua eleição, acompanhada da confiante afirmação de que seria um deles a brilhar no mundo das letras. O tempo deu razão à sua auto-realizada profecia, do que fazem prova as centenas de artigos e conferências que já escreveu e proferiu, pontuadas por dezenas de publicações que cobrem os mais diferentes domínios da literatura, como o romance, o conto, a crônica, a novela, a poesia, a crítica e textos de literatura infantojuvenil. Dá para perceber que em matéria de amplitude literária Machado de Assis foi o seu modelo.
Autor: Cyro de Mattos
Cyro de Mattos nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, é autor de 65 livros pessoais, de diversos gêneros. Publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México e Estados Unidos. Conquistou o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, em 1970, com Os Brabos, novelas, Menção Honrosa do Jabuti em 1988, com Os Recuados, contos, e o Prêmio de Romance do Pen Clube do Brasil, com Os Ventos Gemedores, em 2017. Membro das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Foi distinguido com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Vereadores de Salvador. Também premiado em Portugal, Itália e México.
Autor: Aramis Ribeiro Costa
Aramis Ribeiro Costa é um dos principais ficcionistas baianos da atualidade. Com mais de uma dezena de livros de ficção entre romance, novela, conto e literatura infantil, sua obra de ficcionista tem merecido a observação elogiosa da crítica e de nomes importantes da literatura em vários estados do país. Suas qualidades mais louvadas são o seu poder narrativo, a fluência da escrita e a linguagem cativante e rica, que fazem com que o leitor seja seduzido desde a primeira página do texto, sendo levado irresistivelmente à última, com a sensação de estar vivendo a realidade ficcional, e não simplesmente lendo uma ficção. Aramis Ribeiro Costa ocupa a Cadeira nº12 da Academia de Letras da Bahia.