Salvador é uma cidade contaminada por dois fatores que muito roubaram as peculiaridades atávicas da maioria de seus indivíduos nos últimos trinta anos: a primeira delas é a intensa migração, para fora e para dentro; a segunda, o ritmo acelerado, avesso à dedicação a tradições que roubam tempo, implantado pelas muitas indústrias e prestadores de serviços que vieram de fora e precisam, para sobreviver, de produtividade. Nesta contaminação, muito se perdeu ou se atenuou. Mas Miriam, como muitos baianos ciosos de seus melhores costumes, não se deixou contaminar, pelo menos no que diz respeito às tradições. Pois, simpática, hospitaleira e comunicativa como é, ela se deu muito bem com os migrantes e com o ritmo dos novos empreendimentos. Até se tornou referência na internet, essa coisa de gente muito estranha.
Aqui, em Bahia de Outrora, obra que muito me honra apresentar, todas as melhores tradições de muitos baianos estão descritas com o bom humor peculiar de Miriam de Sales, essa moça de boa família, de bons costumes. Lê-la é grande descoberta, pelo conteúdo, e grande prazer, pela linguagem ágil e amiga da autora.
Autora: Miriam Sales
Miriam de Sales Oliveira nasceu em Salvador, Bahia. Professora formada pela Escola Normal da Bahia, é escritora por vocação, e estudiosa de história e literatura. Participou de cursos livres dessas matérias na Fundação Calouste-Gulbenkian, em Lisboa; no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia; na Fundação Cultural do Estado da Bahia e no Museu Carlos Costa Pinto. Autodidata, estudou Inglês e Espanhol, além de realizar pesquisas históricas e literárias, valendo-se, muitas vezes, dos mil e quinhentos livros de sua biblioteca particular. Como pedagoga, especializou-se em Piaget e Maria Montessori, ministrando cursos sobre estes mestres em várias escolas particulares de Salvador. Seus trabalhos literários são ecléticos e contemplam vários gêneros, tendo em comum uma dose generosa de humor. Miriam é membro da Academia de Letras de Poções, ocupando a cadeira 55, e da Câmara Bahiana do Livro – CBaL.