abxz Caminho das Pedras – Fomento à Leitura e à Criação Literária

O Projeto de inclusão literária abxz Caminho das Pedras: Fomento à Leitura e à Criação Literária, proposto pela Editora Via Litterarum, objetiva o incentivo à leitura e à criação literária, especialmente dos autores inéditos, mas não necessariamente concernentes à condição humana, às vivências e às experiências expressas pela palavra escrita em seus variados gêneros literários.

Este projeto consiste na edição de coletâneas de trabalhos, organizados por gênero literário, por recortes geográficos ou temáticos, de acordo com um calendário acordado com os integrantes de cada um dos núcleos literários.

O mesmo não faz discriminação, tendo como foco unicamente a expressão humana através da palavra escrita de uma perspectiva exclusivamente literária. Nesse sentido, não poderá ser abrigo e espaço para a intolerância, para o ódio, para a discriminação de quaisquer naturezas, não poderá ser espaço para política partidária, doutrinamento religioso, disseminação de preconceitos de nenhuma outra natureza, tendo em mente a tênue linha que separa a expressão da liberdade literária de formas de agressão e de intolerância. O ponto de convergência do projeto é a literatura enquanto expressão humana através da palavra. Nesse sentido, será a celebração da palavra criada e expressada artisticamente, literariamente.

As coletâneas publicadas serão ancoradas pelo selo editorial abxz e cada núcleo dará nome à coletânea em função de suas especificidades.

Por meio deste projeto, os colaboradores mais experientes, autores ou professores poderão direcionar mensagens também aos não classificados como estímulo para que continuem sua jornada, lendo e escrevendo, elevando o padrão de conhecimento técnico da área, uma elevação do senso comum concernente ao mundo da literatura.

Como forma de valorizar a experiência e preservar a memória, será reservado a cada coordenador um momento para que exponham um breve relato sobre o processo de formação e funcionamento do núcleo.

Por último, mas de singular importância, este projeto busca ancorar-se na participação livre e voluntária, sem caráter mercantil.

1 OBJETIVOS

Objetivo geral:
Contribuir para a inclusão literária através da promoção da leitura e da criação literária.

Objetivos específicos:

  • Incentivar a leitura e a criação literária;
  • Contribuir para a ampliação do reconhecimento da criação literária e dos seus autores;
  • Contribuir para a aproximação e agregação de autores e/ou leitores, por diversas perspectivas, como geográfica, cultural, profissional, entre outras;
  • Fomentar a articulação com outras formas de expressão artística.

2 JUSTIFICATIVA

O benefício da leitura ocupa muitas páginas de estudos em torno de sua importância. Contudo, entre nós, é ainda acentuada a ausência do leitor que lê por prazer, buscando conhecimento e/ou vivenciar emoções.

Muitas são as causas desse não ler, mas o grande problema reside no fato de que essa atividade não tem integrado a construção da cultura da maior parte das pessoas. Nesta perspectiva, parece necessário, portanto, encontrar formas para romper esse círculo vicioso e fomentar uma nova cultura, em que o ler faça parte, naturalmente, por uma sociedade exigente, informada, curiosa, cidadã, tendo na palavra escrita uma fonte privilegiada de informações e de conhecimentos, juntamente com outras fontes, como a audiovisual, por exemplo.

Por outro lado, seguramente, há muita criação literária esquecida em gavetas e arquivos. Há também muita inspiração registrada em cadernos e folhas soltas, bem como guardada na memória de poetas e artistas da palavra. Diante do exposto, acreditamos que a inclusão literária pode se constituir no apoio à qualidade de vida, no autoconhecimento e na inserção na vida social, sendo a leitura uma via privilegiada dessa inclusão.

Com esta iniciativa, parte dessa criação poderá ser revelada e seus criadores reconhecidos por sua arte. Com isso, a cultura da palavra será valorizada e cultivada e, quiçá, a leitura dessa arte poderá ser reconhecida com marcas do local.

Ao focar o poeta e escritor popular, ainda não incorporado ao mercado editorial propriamente dito, esperamos contribuir para dar mais voz e vez a quem cria e produz cultura através da palavra escrita, declamada e/ou narrada, e ao mesmo tempo valorizar a leitura e os leitores – não uma leitura de narrativas distantes, mas contextualizada.

O projeto estará aberto a iniciativas que, por outras vias, poderão alcançar os seus objetivos. Sendo assim, vamos abrir espaço para alternativas que possam ser promissoras, sendo essa a razão da nucleação não apenas geográfica, mas também cultural, profissional, entre outras possíveis.

3 AÇÕES E ESTRATÉGIAS

Dentre as ações do projeto estão:

a) Agregação e articulação de autores com vistas à formação de núcleos literários;
b) Edição de coletânea contendo a criação de cada um dos núcleos;
c) Sessão pública de lançamento da obra contendo a criação literária no núcleo geográfico, cultural ou profissional.

O projeto será realizado em conjunto com entidades regionais que promovem a vida cultural e literária, como academias e clubes de poetas, mas sua coordenação deve se dispor voluntariamente a criar e fomentar um núcleo de criação literária. A coordenação de cada núcleo terá liberdade de organização e interação com os autores integrantes.

Cada um dos núcleos celebrará um acordo de realização com a editora e com eventuais entidades parceiras.

Caberá à coordenação de cada núcleo a seleção, a avaliação e a revisão dos trabalhos a serem incorporados em cada coletânea. Caberá também à coordenação de cada núcleo, juntamente com a entidade parceira – caso haja, a organização da sessão de lançamento da obra, reunindo os autores da mesma, definindo ambiente, data e programação, quer seja presencial, quando possível, ou virtual.

Caberá à editora a editoração e impressão da obra contendo a coletânea de trabalhos selecionados, lançada pelo selo abxz.  Esse selo, de alguma forma, remete e reaviva dois projetos da editora já encerrados, o Concurso literário Bahia de Todas as Letras e o Jornal literário abxz Caminho das Letras.

Cada autor classificado receberá o equivalente a 5 (cinco) exemplares a título de Direito Autoral, sem custos, podendo adquirir exemplares adicionais, caso haja interesse; a coordenação também receberá 10 (dez) exemplares para distribuição.  

Por fim, o projeto poderá ser renovado compulsoriamente após avaliação, mas deverá necessariamente mudar de gênero literário a cada edição.

4 REALIZAÇÃO

A realização deste projeto ocorrerá mediante parceria entre a Editora Via Litterarum e as coordenações de cada um dos núcleos e/ou grupos literários, podendo agregar entidades formalizadas de autores de literatura, como clubes de poetas, associações, academias de letras, entre outras entidades.

O projeto abrirá inscrições para apoiadores financeiros, tendo por finalidade a sua ampliação, e para mecenas intelectuais que queiram contribuir para a qualificação dos participantes do projeto como autores, seja através de textos sobre a arte e a técnica de escrever e/ou sobre o mundo da literatura.

O projeto terá um Conselho Consultivo composto por todos os coordenadores dos núcleos em funcionamento.