Skip to content
Via Litterarum EditoraVia Litterarum Editora
Via Litterarum EditoraVia Litterarum Editora
Cânticos de insurgência e devoção
Início / Poesia & Cordel

Cânticos de insurgência e devoção

R$30,00

ESGOTADO

Categoria: Poesia & Cordel Tags: poesia, rafael gama
Categorias
  • Contos
  • Crônicas
  • Educação & Humanidades
  • Ensaio Literário
  • História, Geografia & Turismo
  • Matemática & Estatística
  • Poesia
  • Romance
Descrição

“O deus do sono não dorme!” É preciso estar atento ao ideal nosso de cada dia. É preciso estar atento ao intangível nosso de cada dia. Derrubamos, à navalha do verso, o ódio, a morte e a tirania. Nenhum burburinho virá arrefecer o ímpeto do trabalhador da palavra. Um desses raros ourives, Rafael Gama, tem a mente ampla e a poesia de pé no chão. Tem o que eu chamaria de malandragem lírica. Rafa, nosso poeta-malandro (da nata daquela malandragem cantada por Chico que não existe mais), ginga nos entremeios das palavras, brincando com as expectativas ao revelar uma voz atenta e lúcida. Nosso poeta-malandro, certamente, não deixa de lado a sua bagagem intelectual oriunda de anos como pesquisador e professor na área das ciências humanas, porém não fica longe do povo. Nosso poeta-malandro canta e entoa um brado de muita gente. Ele observa o abebé, a estátua, o arado, o interdito, a liturgia. Nosso poeta-malandro escorrega nos porões da corte e salta sobre o cadafalso direto ao topo da linha tênue da vida. E sabe falar com Deus. Nós, como bons devotos, também sabemos louvar o bom, o justo, o belo, o sagrado. Que sejamos próximos a esse verbo e nos mantenhamos firmes nessa oração. Sem nunca perder de vista a postura contemplativa, “insurgir” é a palavra de ordem; “insubordinar” é o refrão.

 

Autor: Rafael Gama Moreira

Rafael Gama Moreira é o idealizador do Alvorecer Poesia, projeto que tem como objetivo promover encontros poéticos (presenciais e virtuais) a partir da gravação, edição e publicação de poesias, músicas e diversas outras formas de expressão artística e cultural, os quais são veiculados na plataforma digital Instagram, através do endereço eletrônico @alvorecer.poesia

Natural de Itapetinga-BA, Rafael foi acolhido como filho em Itabuna-BA, onde vive há mais de duas décadas. É professor, poeta e produtor cultural, graduado em Geografia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Atualmente, é doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Atua como professor da rede pública e tem experiência e longa trajetória docente também na rede privada de ensino da região Sul da Bahia.

Informação adicional
Peso 125 g
Dimensões 14 × 21 × 1 cm
Selo

Via Litterarum

ISBN

978-85-8151-208-2

Edição

1ª

Ano de publicação

2023

Nº de Páginas

68

Idioma

Português

Você também pode gostar de…

Alvorecer: antologia poética
Visualização Rápida
Esgotado

Poesia & Cordel

Alvorecer: antologia poética

R$15,00
Via Litterarum Editora

Rua Frederico Maron, 299 - Térreo - Centro
Ibicaraí - Bahia - Brasil
CEP: 45745-000
CNPJ: 06.268.459/0001-57

Acesso rápido:

  • A Editora
  • Acervo Literário
  • eBook
  • Autores
  • Projetos
  • Vídeos
  • Blog
  • Catálogo

Siga-nos

Desenvolvido por:  

  • A Editora
  • Acervo Literário
  • eBook
  • Autores
  • Blog
  • Catálogo
  • Entrar

Entrar

Perdeu sua senha?