Eis aqui um livro de memórias e reminiscências para os momentos de seu deleite intelectual.
Não foi escrito por um especialista em história e nem tão pouco, pela caneta de um famoso escritor, também não foi organizado como uma erudita tese de doutorado, porém, em um estilo simples e despretensioso de quem percorreu contemplando e logrando algumas conclusões com o objetivo de compartilhar com os amigos e familiares as emoções experimentadas, e as lições absorvidas nessa jornada pelas terras do Alto Sertão baiano, por onde transitaram padres missionários, entradas, bandeiras, tropas e tropeiros nos vastos sertões do território brasileiro.
É uma narração verdadeira e dinâmica, sobretudo o que pude compreender ao perambular nessas plagas repletas de historicidade, onde desenvolveram-se os mais fascinantes fatos e ações da história do sudoeste baiano.
Autor: João Cordeiro de Andrade
Nasceu em Salinas /M. Gerais no início dos anos 50 e com trinta de sete dias de nascido veio para Itabuna/ BA, permanecendo neste torrão Grapiúna até a presente data. Graduado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Tornou-se Historiador e Historiógrafo com experiência em pesquisas na área de História, com ênfase em algumas especificidades; técnico em Arquivologia, Biblioteconomia, História Local/Regional e, também nas narrativas Hebraicas e Ibéricas.